Você sabe o que é hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Se você chegou até esse texto, é porque procurou sobre os principais sintomas de problemas na tireoide. E não é à toa que os nomes são parecidos.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são deficiências de hormônios da tireoide, que acontecem quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes ou produz demais, para a necessidade do organismo. Essas doenças podem afetar a frequência cardíaca, a temperatura corporal e todos os aspectos do metabolismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o hipotireoidismo é uma doença comum, que afeta entre 8% e 12% dos brasileiros – principalmente mulheres e idosos.

Ainda que seja uma doença relativamente comum, muitos dos seus sintomas são ignorados ou associados a outras enfermidades.

Vemos isso na pesquisa realizada pela Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia, a qual apontou que os sintomas do hipotireoidismo estão passando despercebidos, principalmente, em meio ao estilo de vida de muitas mulheres.

Os sintomas de problemas na tireoide de fato podem ser confundidos com os de outros problemas, por isso é tão importante estarmos atentos a nossa saúde. Neste texto, vamos mostrar, de forma simples e direta 5 sintomas de problemas na tireoide.

Vamos lá!

O que é a tireoide?

A tireoide, também conhecida como tiroide, é uma glândula, com formato que lembra uma borboleta, localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão – popularmente chamada de gogó.

A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano e, no adulto, tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas. Ela produz dois hormônios: a Tri-iodotironina (T3) e a Tiroxina (T4), importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução até a velhice.

Essa glândula, trabalha na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, também interfere:

  • no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;

  • na regulação dos ciclos menstruais;

  • na fertilidade;

  • no peso;

  • na memória;

  • na concentração;

  • no humor;

  • no controle emocional.

Vimos como a tireoide é uma glândula importante e, por isso, é fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e harmonia do organismo.

Agora que já sabemos o que é a tireoide, vamos falar diretamente sobre os sintomas.

5 sintomas de problemas na Tireoide

Como já comentamos, quando a tireoide não produz hormônios da forma correta, pode causar problemas no metabolismo. O hipertiroidismo acontece quando a glândula produz mais hormônios e o hipotiroidismo ocorre quando ela produz menos hormônios que o normal.

Perda ou ganho de peso repentino são os principais sintomas que indicam que a glândula está desregulada. Conheça outros sintomas que podem indicar problemas na tireoide:

Cansaço e agitação

As pessoas que costumam se sentir extremamente cansadas ou agitadas precisam prestar atenção a esse sintoma. Essas mudanças podem ser causadas por alterações no funcionamento da glândula.

Por exemplo, no hipotiroidismo (menos hormônios do que deveria), a pessoa pode começar a falar mais devagar, o coração bate com menor intensidade e ela perde energia, ficando com a sensação de muito cansaço.

Como o cansaço é um sintoma comum em nosso dia a dia, às vezes, podemos associá-lo à rotina corrida ou apenas à preguiça. Sentir-se cansado de vez em quando é uma coisa, porém, todos os dias não é normal.

Já o hipertiroidismo (quando a tireoide produz muito hormônio) é mais incomum, porém mais fácil de ser diagnosticado. Isso acontece, pois essa alteração deixa a pessoa muito agitada, chegando a ter taquicardia, alterações no sono e aumento do trânsito intestinal.

Rouquidão

No hipotiroidismo, a glândula acaba aumentando de volume. Como ela fica localizada no pescoço, pode causar rouquidão.

Powered by Rock Convert

Além disso, os problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1 cm pode causar desconforto na garganta, engasgo e uma sensação de sufocamento ao deitar também.

Pele seca e unhas frescas

A baixa produção de hormônios pode deixar a pele mais seca e enfraquecer as unhas, deixando-as mais quebradiças. Esses sintomas são parecidos com outros problemas comuns e, por isso, muitos pacientes não investigam a causa.

Dificuldade de concentração

A dificuldade de concentração é um sintoma comum aos dois tipos de problemas da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Isso porque tanto o cansaço, quanto a agitação prejudicam o raciocínio.

Fome associada à perda de peso

Outro sintoma clássico do hipertiroidismo é o excesso de fome associado à perda de peso. Essa doença faz o metabolismo trabalhar muito rápido, por isso o paciente sente-se agitado, com o coração acelerado.

Por consequência, a pessoa come de forma exagerada e contínua, mas segue perdendo peso. Em casos mais graves, o paciente acaba sendo acometido por outra doença em razão da magreza.

IMPORTANTE!

Para confirmar as alterações na tireoide, é necessário um exame de sangue. Infelizmente, não é possível prevenir que a doença apareça, mas, com o tratamento correto, é possível que glândula volte a funcionar da maneira correta.

No Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar uma consulta e avaliar como está sua saúde. Não deixe para depois, clique aqui e agende.

Um comentário

Deixar uma Mensagem de Resposta