A estação mais quente do ano é a preferida de muita gente, mas precisamos tomar muito cuidado. Durante esse período os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o excesso de sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Por isso, separamos 5 dicas para ter com a pele no verão. Assim, você vai poder aproveitar o melhor do verão e continuar cuidando da sua pele.

Vamos lá! 😉

Mas por que é tão importante proteger a pele do sol?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aqui no Brasil, entre 2018 e 2019 serão diagnosticados 165.580 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular. Desse número 85.170 em homens e 80.410 em mulheres.

Precisamos ficar atentos por que o número de casos de cânceres de pele vem aumentando nos últimos anos.

5 cuidados para ter com a pele no verão

Use protetor solar

Parece que todo mundo fala isso, não é mesmo?! Mas é realmente muito importante o uso regular do protetor solar. Muita gente acha que precisa passar o protetor apenas quando vai à praia. Mas na realidade, precisamos passar protetor solar todos os dias.

Como comentamos no começo do texto, no verão a atenção precisa ser redobrada, pois a incidência de raios solares é bem maior, aumentando o risco de causar manchas, além de consequências mais graves, como queimaduras e câncer de pele.

Você tendo pelo escura ou clara, o uso do filtro solar é indispensável para a sua saúde. O que muda nesse caso é apenas o fator de proteção solar (FPS). Lembrando que para peles mais claras o fator precisa ser igual ou maior a 30 e para peles mais escuras FPS 30 é o suficiente.

Mantenha a pele limpa e hidratada

Além de beber muita água, tomar pelo menos 2 banhos por dia ajuda a manter a pele devidamente limpa, livre do suor. Caso tome mais de 2 banhos, use somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

Powered by Rock Convert

Após o banho é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos. Além disso, se você já possui a pele oleosa, não use hidratante na testa, nariz e no queixo, ou opte por cremes e protetores livres de óleo.

Cuidado com a depilação

Caso você vá veranear, outro cuidado importante é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia ou na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Por isso, a depilação deve ser feita pelo menos com 48 horas de antecedência.

Evite tratamentos agressivos com a pele no verão

Você vai realizar algum tratamento da pele com cremes ou ácidos? Cuidado, de preferência evite fazer durante o verão. Apesar se serem utilizados com o objetivo de clarear manchas na pele, alguns produtos podem fazer o efeito contrário se você se expuser ao sol durante o tratamento.

Por isso, em vez de fazer com que suas manchas desapareçam, você pode ganhar mais e com tonalidades até mais escuras!

Evite muitas horas de exposição

Não queremos atrapalhar sua praia, mas fique atento ao horário que está exposto ao sol. Nas horas mais quentes, que são entre as 10 h e 16 h deve-se evitar a exposição solar direta porque nesses horários há mais riscos para a saúde.

Durante esse período o ideal é ficar embaixo do guarda-sol, dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

Durante o verão, além dos cuidados com a pele você precisa ter atenção com sua alimentação. Aqui no blog já comentamos um pouco sobre isso – PROJETO VERÃO: 6 DICAS DE ALIMENTAÇÃO.

Compartilhe essas dicas com uma amiga ou amigo. Aproveite a estação mais quente ano com toda proteção.

BOM VERÃO!

No Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar uma consulta e avaliar como está sua saúde. Clique aqui e agende.

Deixar uma Mensagem de Resposta

× Agende sua Consulta!