Já comentamos bastante aqui no blog que a prevenção é a melhor forma de combater inúmeras doenças. Quando se trata da saúde da mulher existem vários exames que podem ajudar na prevenção.

Existem alguns exames que são fundamentais para que o médico realize o diagnóstico correto e seja feito o melhor tratamento. Aqui no blog já falamos o que é um check-up médico.

Neste post, vamos conversar um pouco sobre os 5 exames que a mulher deve fazer regularmente.

Existem alguns critérios importantes a serem destacados e levados em consideração. Cada fase da vida da mulher exige um tipo de cuidado específico. Quando ela ainda é uma criança, depois da primeira menstruação, quando inicia as relações sexuais, antes de engravidar, durante a gravidez, após a gravidez e durante a menopausa.

Mamografia

Você sabia que 28% dos casos de câncer em mulheres são câncer de mama, esse número é do Instituto Nacional do Câncer (INCA),assusta né?

O INCA também destaca que a principal forma de combater o câncer de mama é a prevenção, com possibilidades de cura de até 98% dos casos, se detectado na fase inicial

Com a mamografia e outros exames clínicos o câncer de mama pode ser facilmente identificado. Ele consiste em uma radiografia dos seios, sem o uso de contraste e pode ter ser mais específico, sendo bilateral, superficial, ou mais geral.

A mamografia é recomendada para mulheres acima dos 40 anos, ou com mais de 30 anos se apresentar histórico familiar da doença.

Papanicolau

O papanicolau  (Colpocitologia Oncótica), é indispensável para as mulheres. Ele é utilizado para ajudar no diagnóstico de infecções vaginais e também do câncer de colo de útero, que pode ser causado pelo vírus HPV.

É importante, que independentemente do histórico sexual da mulher, o papanicolau seja realizado regularmente a partir dos 18 anos, com objetivo de prevenir prioritariamente o câncer cervical.

Já depois dos 30 anos, é mais comum o surgimento de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários. Esse exame é bem simples e tranquilo. O médico realiza uma raspagem de material vaginal para coleta. É muito seguro, eficaz e indolor.

Powered by Rock Convert

O médico costuma pedir o papanicolau junto ao ultrassom pélvico transvaginal, quando existem outras doenças ginecológicas associadas.

Colesterol

O exame de sangue que mede o nível de gordura, também é um exame muito importante, que precisa ser feito regularmente. Ele é fundamental, pois o aumento da gordura no sangue pode entupir veias e artérias e trazer consequências bem graves.

Com o passar dos anos, o nível de gordura tem uma tendência em subir e, se não controlados, algumas doenças cardiovasculares podem surgir.

É importante lembrar, que com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, os níveis de colesterol podem ficar equilibrados, evitando surpresas desagradáveis.

Análise Hormonal

Entre os exames importantes para a mulher, também estão os exames que avaliam os níveis hormonais, como T4, T3 e TSH. Esses exames, avaliam a quantidade de hormônios produzidos pela tireóide.

As mulheres, depois dos 30 anos, têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Existem alguns casos, que a paciente começa a sentir certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. Por isso, o exame é tão importante!

Densitometria óssea

A densitometria óssea, está ligada a menopausa e variações hormonais. A osteoporose é uma doença que atinge um número muito grande de mulheres,  essa doença surge por conta do desequilíbrio da atividade das células ósseas, devido à perda de cálcio e por consequência o desgaste do osso.

De modo geral, a osteoporose surge em  mulheres com mais de 50 anos e pode ser diagnosticada com ajuda da densitometria óssea. O exame é simples e consegue avaliar o sistema ósseo sem precisar de um raio-x.

Como comentamos ao longo do texto, os exames preventivos são fundamentais para a prevenção de doenças e para ajudar a mulher a ter uma boa qualidade de vida. Eles devem ser levados a sério, para que problemas futuros não apareçam. É muito importante que você visite regularmente seu médico para a realizar exames e ficar com a saúde em dia.

No centro médico saúde da família temos check-up completos para mulher cuidar da saúde. Para marcar é bem fácil, clique aqui e fale com a gente.

Deixar uma Mensagem de Resposta

× Agende sua Consulta!