O mastologista cuida de que?

Em outubro, ouvimos falar muito a respeito do câncer de mama, principalmente as formas de vencer essa doença. O médico que pode ajudar a mulher a combater o câncer de mama é o mastologista. Por isso, vamos contar um pouco sobre ele!

O mastologista é o médico especializado em cuidar da saúde das mamas, desde os exames e diagnósticos, tratamentos, cirurgias até o controle periódico. A mama é uma das partes do corpo mais afetadas por células cancerígenas, por isso a mastologia é uma especialidade tão importante.

A partir de quantos anos a mulher deve ir ao mastologista?

Mesmo quando não sente nada, as mulheres devem fazer uma consulta com um mastologista a partir dos 35 anos de idade. O diagnóstico do câncer de mama em mulheres a partir dos 30 anos, por isso é sempre bom lembrar: Prevenir é sempre melhor que remediar!

Quando você deve procurar um mastologista?

Toda mulher deve procurar um mastologista e, a partir dos 35 anos fazer uma consulta anual. Mas se você sentir a presença de nódulos nos seios durante o autoexame, se algum familiar tiveram câncer de mama ou outro tipo de câncer é importante procurar um mastologista.

E o mastologista atende homens?

Os homens também podem sofrer com doenças na mama, como é o caso da ginecomastia, doença que leva ao crescimento das glândulas mamárias de forma anormal para o corpo de um homem. Eles também podem ter câncer de mama. Ainda que não seja comum, os homens precisam estar atentos. Para o homem, é mais fácil perceber algo errado porque a sua glândula mamária é muito menor. Caso ele sinta alguma alteração nessas regiões, é preciso buscar um mastologista.

Como fazer o autoexame?

O autoexame pode ser realizado uma vez por mês, sempre depois do período menstrual. Caso você não menstrue, é só marcar um dia do mês e fazer o exame a cada 30 dias, sempre no mesmo dia.

O jeito mais simples é apalpar as mamas, deslizando os dedos das mãos todo o entorno do seio. Muitas mulheres preferem fazer em frente ao espelho, outras enquanto estão deitadas. O que importa é fazer!

Se você identificar qualquer massa dura ou algo irregular que não se mova ou até mesmo um nódulo, é importante conversar com um mastologista.

Sua saúde merece estar sempre em primeiro lugar, não deixe de visitar o mastologista!

No Centro Médico Saúde da Família você pode marcar sua consulta bem rápido clique aqui e fale com a gente por whatsapp.