Ter os dentes saudáveis e um sorriso bonito. Quem não quer isso, não é mesmo? Na maioria das vezes, é através do nosso sorriso que passamos a primeira impressão ao conhecer alguém.

Mas não é apenas para passar uma boa impressão que precisamos cuidar da saúde dos nossos dentes. A higiene bucal bem feita pode evitar problemas e preocupações mais graves. Isso mesmo! O cuidado com os dentes pode evitar até doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Se levarmos em consideração o quanto nossa boca está exposta a germes e bactérias diariamente, podemos afirmar que é uma das áreas que requer mais higiene e cuidados do corpo. Quando comemos utilizando as mãos, mastigamos um lápis ou uma caneta ou, até mesmo, quando beijamos alguém, estamos suscetíveis a problemas em nossa boca, como mau hálito, gengivite e até inflamações mais graves.

Em alguns casos, quando a falta de cuidado com a saúde da boca é extrema, podem surgir bactérias, que podem se transportar por meio da corrente sanguínea e causar problemas de inflamação em outras áreas do corpo, como o coração e o cérebro.

Ou seja, precisamos ter cuidado com a saúde da nossa boca, pois vai muito além de ter um sorriso bonito. Ela interfere em todo o corpo. Por esses motivos, preparamos uma lista com 5 dicas para cuidar dos dentes.

Escove os dentes

Pode parecer lógico, mas existem diversas pessoas que não fazem a escovação dos dentes diariamente e nem da forma correta. Os dentistas afirmam que é necessário escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia e depois de comer alimentos doces.

Essa escovação depois de comer alguma coisa doce é importante, porque a presença dos doces entre os dentes ajuda no surgimento de cáries. É importante lembrar aos adultos que têm filhos, que eles devem ensinar às crianças esse importante hábito. Explique para a criança o porquê de escovar os dentes, não diga que ela precisa escovar “ porque sim”, mas mostre a ela a importância desse hábito.

Escove da maneira certa

Como comentamos anteriormente, existem muitas pessoas que costumam não escovar os dentes e outras que até escovam, porém não fazem da forma correta. Não adianta só passar a escova nos dentes e pronto, é preciso fazer a escovação da forma certa.

O ideal é não apertar muito a escova sobre os dentes. Outra dica é fazer movimentos circulares e não apenas retos. Quando esfregamos muito os dentes em apenas um sentido, acontece a perda do esmalte dentário. Esse esmalte é o que protege o nosso dente. O ideal é escovar de maneira leve, com diferentes movimentos e sem deixar de lado nenhuma parte da boca. Lembre sempre de escovar a língua, o céu da boca e a parte interna da bochecha.

É fundamental lembrar de usar uma pasta de dentes com flúor. Principalmente na escovação das crianças abaixo de 12 minutos, que tem a necessidade de tomar água potável fluoretada ou suplementos de flúor.

Vá ao dentista

Como ir ao médico regularmente é importante, visitar o dentista também é. Lembre-se de que cuidar da boca é uma questão de saúde. Por isso, visite regularmente o dentista, pelo menos uma vez ao ano ou de acordo com a recomendação profissional.

Powered by Rock Convert

Nessas visitas, serão realizadas a manutenção de uma higiene oral completa e adequada e a identificação de possíveis problemas na saúde bucal.

Não tem plano de saúde?

Caso você não tenha um plano de saúde bucal, temos uma dica. No Centro Médico Saúde da Família, temos dentistas todos os dias. Quer saber mais ou agendar? Clique aqui.

Use o fio dental

Outra parte importante do cuidado com os dentes e a boca é o uso do fio dental.

Ele serve para retirar os restos de comida que ficam entre os dentes e a escova não consegue alcançar.

Quando a pessoa não utiliza o fio dental ou até mesmo quando esquece de passar o fio na parte de trás dos dentes,o acúmulo de restos de comida pode provocar inflamações na gengiva.

Essas inflamações podem gerar algo muito grave com o passar do tempo. Por isso, é tão importante usar diariamente o fio dental. Passe sempre depois de escovar os dentes, principalmente se tiver ingerido alimentos, como carne, que grudam mais fácil durante a mastigação.

Alimente-se bem

Não é novidade para a maioria das pessoas que nossa alimentação interfere diretamente em nossa saúde, seja de forma positiva ou negativa. Com a saúde bucal não poderia ser diferente. Os nutrientes de alguns alimentos podem garantir  fortalecimento ósseo e maior durabilidade da arcada dentária.

Com o passar do tempo, é fundamental consumir alimentos ricos em cálcio, pois isso ajuda a retardar o processo de perda óssea.

É importante lembrar que um acompanhamento médico para verificar possíveis doenças como osteopenia e osteoporose é importante, pois essas patologias podem causar consequências também para os dentes.

Cada parte do nosso corpo é importante e requer cuidado constante! Cuide dos seus dentes e da saúde da sua boca. Não deixe sua saúde para depois.

Gostou dessas dicas? Vai colocar em prática? Compartilhe com algum amigo ou familiar.

Deixar uma Mensagem de Resposta