5 maneiras simples de aliviar a gastrite

Sabe aquela sensação de queimação no estômago que chega a piorar depois de comer? Pode ser gastrite, uma Inflamação do revestimento do estômago causada por uma variedade de fatores.

O que causa a Gastrite?

A gastrite pode ser classificada em vários graus e tipos - como aguda, crônica e autoimune, por exemplo. Os motivos são variados, mas uma causa comum é a infecção provocada pela bactéria Helicobacter Pylori., normalmente contraída pelo consumo de alimentos mal lavados. Estima-se que 80% dos brasileiros estejam infectados pela bactéria e que 5 a 15% dessas pessoas manifestem a doença.

O uso prolongado de anti-inflamatórios, álcool, drogas e cigarro também irritam a mucosa do estômago. Ainda existe a gastrite nervosa, causada por ansiedade e estresse.

Como aliviar a gastrite?

Passe longe de vícios

Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também facilita o surgimento dessa doença.

Moderar no café

O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. Médicos comparam que seria como jogar álcool numa ferida aberta. A recomendação é não exagerar na quantidade e trocar cafés muito concentrados, como o expresso, por versões mais fracas ou descafeinadas.

Alimentação balanceada

É fundamental manter refeições balanceadas, compostas por alimentos naturais e pouco ácidos. Evite condimentos e temperos fortes, açúcares em excesso, gomas de mascar em geral e carnes vermelhas muito gordurosas, que podem causar problemas de saúde no estômago e intestino.

Comer de três em três horas

Deixar o estômago vazio faz com que o suco gástrico ataque diretamente a mucosa do órgão, causando as dores características da gastrite. Comer de três em três horas ajuda a manter o estômago sempre protegido.

Controlar o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade podem causar gastrite aguda. Como reação a esses estados emocionais, o corpo aumenta a secreção do suco gástrico, o que machuca a parede do estômago. Ter hábitos relaxantes e praticar atividades físicas podem ajudar a controlar os nervos.

Caso os sintomas da gastrite sejam persistentes marque uma consulta. No Centro Médico Saúde da Família você pode marcar de um jeito bem fácil, é só mandar uma mensagem. Clique aqui e mande um ZAP para a gente.