5 sintomas de problemas na tireoide

Você sabe o que é hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Se você chegou até esse texto é porque procurou sobre os principais sintomas de problemas na tireóide. E não é atoa que os nomes são parecidos.


O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são deficiências de hormônios da tireoide, que acontecem quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes ou produz demais, para a necessidade do organismo. Essas doenças podem afetar a frequência cardíaca, a temperatura corporal e todos os aspectos do metabolismo.


De acordo com a Sociedade Brasileira Endocrinologia e Metabologia (SBEM) o hipotireoidismo é uma doença comum, que afeta entre 8% a 12% dos brasileiros – principalmente mulheres e idosos.


Ainda que seja uma doença relativamente comum, muitos dos seus sintomas são ignorados ou associados à outras enfermidades.


Vemos isso, na pesquisa realizada pela Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia, a qual apontou que os sintomas do hipotireoidismo estão passando despercebidos, principalmente em meio ao estilo de vida de muitas mulheres.


POR QUE CHECK-UP FEMININO É IMPORTANTE?


Os sintomas de problemas na tireoide de fato podem ser confundidos por outros gerados, por isso é tão importante estarmos atentos a nossa saúde. Neste texto, vamos mostrar, de forma simples e direta 5 sintomas de problemas na tireoide.


Vamos lá!


O que é a tireóide?


A tireoide, também é conhecida como tiroide, é uma glândula que tem um formato que lembra uma borboleta e fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão - popularmente chamada de gogó.


A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano e, no adulto, tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas. Ela produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução, até a velhice.


Essa glândula, trabalha na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, também interfere:


  • no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;

  • na regulação dos ciclos menstruais;

  • na fertilidade;

  • no peso;

  • na memória;

  • na concentração;

  • no humor;

  • no controle emocional.


Vemos como a tireoide é uma glândula importante e, por isso, é fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e harmonia do organismo.


Agora que já sabemos o que é a tireóide, vamos falar diretamente sobre os sintomas.


5 sintomas de problemas na tireoide


Como já comentamos, quando a tireoide não produz hormônios da forma correta, pode causar problemas no metabolismo. O hipertiroidismo acontece quando a glândula produz mais hormônios do que deveria e o hipotiroidismo ela produz menos hormônios que o normal.


Perda ou ganho de peso repentino são os principais sintomas de a glândula está desregulada. Conheça outros sintomas que podem indicar problemas na tireoide:


Cansaço e agitação


As pessoas que costumam se sentir extremamente cansadas ou agitadas, precisa prestar atenção a esse sintoma. Essas mudanças podem ser causadas por alterações no funcionamento da glândula.


Por exemplo, no hipotiroidismo (mais hormônios do que deveria), a pessoa pode começar a falar mais devagar, o coração bate com menor intensidade e ela perde energia, ficando com a sensação de  muito cansaço.


Como o cansaço, é um sintoma comum em nosso dia a dia, às vezes podemos associar a rotina corrida ou apenas a preguiça. Sentir-se cansado de vez em quando é uma coisa, porém todos os dias, não é normal.


Já o hipertiroidismo (quando a tireoide produz muito hormônio), é mais incomum, porém mais fácil de ser diagnosticado. Isso acontece, pois essa alteração deixa a pessoa muito agitada, chegando a ter taquicardia, alterações no sono e aumento do trânsito intestinal.


Rouquidão


No hipotiroidismo, a glândula acaba aumentando de volume. Como ela fica localizada no pescoço, pode causar rouquidão.


Além disso, os problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1 cm pode causar desconforto na garganta, engasgo e uma sensação de sufocamento ao deitar também.


Pele seca e unhas fracas


A baixa produção de hormônios, pode deixar a pele mais seca e enfraquecer as unhas, deixando-as mais quebradiças. Esse sintomas são parecidos com outros problemas comuns e, por isso, muitos pacientes não investigam a causa.


Dificuldade de concentração


A dificuldade de concentração, é um sintoma comum aos dois tipos de problemas da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Isso porque tanto o cansaço quanto a agitação prejudicam o raciocínio.


Fome associada a perda de peso


Outro sintoma clássico do hipertiroidismo é um excesso de fome a perda de peso. Essa doença faz o metabolismo trabalhar muito rápido, por isso o paciente sente-se agitado, com o coração acelerado.


Por consequência a pessoa come de forma exagerada e contínua, mas continua perdendo peso. Em casos mais graves, o paciente acaba sendo acometido por outra doença em razão da magreza.


IMPORTANTE!


Para confirmar as alterações na tireoide é necessário um exame de sangue. Infelizmente, não é possível prevenir que a doença apareça, mas com o tratamento correto é possível que glândula volte a funcionar da maneira correta.


***


No Centro Médico Saúde da Família além de poder marcar uma consulta até para o mesmo dia. Quer saber mais? Clique aqui e mande um ZAP pra gente!