É comum vermos adolescentes e até adultos em consultórios e clínicas pediátricas, o que pode causar uma surpresa. De modo geral quando temos um pediatra de confiança, é muito difícil trocar de médico quando a criança chega à adolescência.

Até quantos anos uma criança deve ir ao pediatra?

O Conselho de Prática Pediátrica, com sede nos Estados Unidos, diz que o acompanhamento pode ser feito até os 21 anos. Porém, outras entidades estabeleceram outros limites, que variam entre 12 e 18 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera adolescente qualquer indivíduo a partir dos 10 anos até 20 anos incompletos.

Então, na verdade não existe um limite de idade exato para levar uma criança ou adolescente ao médico. O importante é que visitar o médico com regularidade e manter a saúde da criança ou adolescente sempre em dia.

Powered by Rock Convert

Com qual frequência uma criança deve ir ao Pediatra?

O recomendado por alguns médicos é que as consultas para crianças até um ano de idade sejam realizadas mensalmente, já a partir do segundo ano de vida, a visita pode ser feita a cada três meses e, dos 2 ao 6 anos, a mesma deve acontecer semestralmente.

Quando o paciente já estiver crescido, deve visitar o pediatra anualmente, e, a partir de então continuidade seus cuidados com a saúde com um clínico geral, anualmente, que o encaminhará para um especialista quando necessário.

Em Natal, no Centro Médico Saúde da Família, temos mais de 20 especialidades médicas, entre elas a Pediatria e a Clínica Médica. O melhor de tudo é que você pode agendar de forma fácil, clique aqui e veja como.

Deixar uma Mensagem de Resposta