Check-up infantil: as crianças precisam fazer?

Quando o bebê ainda está na barriga e logo depois que nasce sabemos que é muito importante realizar exames com frequência. Mas depois que a criança vai crescendo isso não pode mudar!

Do mesmo jeito que é muito importante para o adulto fazer check-up, para a criança também. Mas por que é tão importante?

Preparamos esse post para contar um pouco sobre isso e falar como o check-up infantil.

Se no final você ainda tiver algumas dúvidas, não se preocupe. Mande seu comentário que podemos te ajudar.

Vamos lá?

O que é check-up?

O check-up é a realização completa e de rotina de vários exames médicos, como os de imagem e laboratoriais.

No caso das crianças, o check-up infantil começa desde o primeiro mês. Nos primeiros 6 meses de vida, a consulta com o pediatra deve ser mensal; dos 6 aos 12,a cada dois meses. Do primeiro ao segundo ano é importante que o bebê vá ao médico de três em três meses, e de seis em seis dos 2 aos 5 anos. Já após os 5 que a consulta passa a ser anual.

Por que fazer check-up infantil?

Realizar exames periódicos em crianças tem o objetivo identificar desde cedo alterações laboratoriais. Isso para que medidas preventivas possam ser adotadas e o problema evitado ou, pelo menos, minimizado. Principalmente naquelas com histórico familiar ou com outros fatores de risco associados.

Quais são exames realizados?

No check-up infantil, o primeiro exame realizado é o teste do pezinho, assim que o bebê nasce. Por meio dele, doenças que têm chances de se desenvolver durante a vida são diagnosticados antes que o quadro clínico apareça. O teste da orelhinha e o teste do olhinho também acontecem, para identificar problemas auditivos e oculares.

Quando os primeiros dentes começam a surgir, é muito importante encaminhar a criança para um dentista e iniciar a escovação correta de imediato.

A partir dos 5 anos, o médico pediatra pode solicitar exames mais completos, como o de urina e o de sangue. Com eles, é possível controlar níveis de plaquetas, sintomas de anemia e doenças renais. Exames de tireóide e das vias respiratórias são aconselhados também, especialmente porque são problemas que aparecem e se desenvolvem mesmo quando tudo parece tranquilo.

***

Sendo adulto ou criança, é sempre importante realizar periodicamente consultas e exames, por que através delas podemos identificar possíveis doenças logo no começo.

Uma das melhores formas de combater as doenças é a prevenção! Por isso, é tão importante levar as crianças ao médico e realizar o check-up infantil.

***

No Centro Médico Saúde de Família você pode marcar a consulta com o pediatra de um jeito bem fácil. Clique aqui e mande um ZAP pra gente.