Como é feita a ultrassonografia mamária?

A ultrassonografia mamária é um exame que analisa o tecido mamário e colhe informações importantes sobre possíveis lesões e nódulos de maneira bem precisa. Para realizar o exame é utilizado o mesmo aparelho da ultrassonografia abdominal, como aquelas feitas durante a gravidez.

Não é necessária uma preparação prévia e o exame é muito simples. A mulher fica deitada com a barriga para cima, com os braços atrás da cabeça. O médico aplica o gel sobre a região e observa as imagens na tela. Segundo os médicos, esse exame não é doloroso, a não ser que a mulher já tenha sensibilidade exagerada na mama. Fique tranquila que esse exame não costuma gerar incômodos.

Quanto tempo dura o exame?

Entre 15 e 30 minutos para realizar o exame, a duração varia de acordo com o que está sendo analisado.

Por que a ultrassonografia mamária é importante no combate ao câncer?

Os exames de rotina são importantes aliados no combate e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com isso, mulheres de diferentes idades precisam ficar atentas à agenda médica, realizando os exames básicos pelo menos uma vez por ano ou de acordo com a indicação do médico. Entre os exames normalmente solicitados podem estar à mamografia e à ultrassonografia da mama.

Quando a mulher precisa fazer a ultra mamária?

A maioria dos médicos recomenda que em geral deve-se fazer o exame a partir dos 40 anos, com um intervalo de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir algum caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.

Fique atenta!

A necessidade ou não de fazer o exame e a frequência que ele deve ser feito fica critério médico, que pode solicitar o exame a qualquer hora, especialmente se houver alguma suspeita, como presença de nódulos, além de outras queixas, que podem levar seu médico a suspeitar de um tumor na região das mamas.

No Centro Médico Saúde da Família você pode fazer a ultrassonografia mamária e outros 40 tipos de ultrassons. Clique aqui e marque seu exame.