O Outubro Rosa começou para nos lembrar de como é importante o cuidado com a saúde, principalmente a da mulher, por isso fique atenta ao câncer de mama.

Você sabia que 29% dos casos de câncer em mulheres são câncer de mama, esse número é do Instituto Nacional do Câncer (INCA),assusta né?

O INCA também destaca que a principal forma de combater o câncer de mama é a prevenção, com possibilidades de cura de até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

Como prevenir o Câncer de Mama?

O auto-exame também é fundamental para identificar possíveis alterações na mama, não deixe de fazer! Além disso você precisa visitar seu médico, pelo menos uma vez por ano, para fazer exames de rotina.

Powered by Rock Convert

Se você tem entre 40 e 69 anos ou, em qualquer idade, um histórico familiar de câncer de mama a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é a realização da mamografia de rastreamento, mesmo quando não existem sinais e nem sintomas.

Exercícios ajudam a prevenir o Câncer?

Além do diagnóstico precoce, existem hábitos que ajudam a evitar o desenvolvimento dessa doença. Como por exemplo a prática de atividade física, que diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama.

A Fundação do Câncer recomenda que as mulheres pratiquem 30 minutos de exercício aeróbico, pelo menos três vezes na semana, ou de acordo com as suas necessidades. Sempre acompanhada por orientações dados por um profissional da área.

Quais hábitos podem ajudar na prevenção?

  • Coma bem! Ter uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Alimentos industrializados, enlatados e conservados contém agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados.
  • Fuja do cigarro! Ele contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável. Cerca de 4,9 milhões pessoas morrem todos os anos por causa do cigarro – e estima-se que 30% de todos os casos de câncer são devido ao tabagismo.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas! O alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, principalmente se o uso for combinado com o cigarro. Reduzir a frequência do consumo ajuda a diminuir as chances de desenvolver a doença, mas a escolha mais saudável é não beber ou evitar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas.

O Câncer de Mama assusta, porém é sempre importante lembrar que quando identificado no começo tem cura! Por isso, visite regularmente seu médico e fique tranquila. No Centro Médico Saúde da Família, você pode agendar uma consulta e manter sua saúde em dia. Clique aqui e agende rapidinho.

Deixar uma Mensagem de Resposta