Identificar o que o bebê está sentindo é um desafio para todas as mamães e papais. Mesmo que eles não sejam marinheiros de primeira viagem, é uma tarefa difícil.

Quando o bebê começa a chorar com saber exatamente o que ele está sentindo? Pode ser fome, cólica, o dentinho que está nascendo, dor de ouvido e várias outras possibilidades.

Neste texto, vamos falar sobre o último, sobre as dores de ouvido e como saber se o bebê está com dor de ouvido?

Vamos começar?

O que pode gerar a dor de ouvido?

Nos bebês, as dores de ouvido são uma situação relativamente comum, principalmente nas crianças de até 6 anos de idade.

Esse desconforto é muitas vezes causada pela otite, uma  inflamação ou infecção no ouvido. A otite pode ser causada por água, que entra no ouvido do bebê, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido médio, que, muitas vezes, vem de secreções de gripes e resfriados.

Existem também outras doenças comuns que podem gerar dores no bebê, como Caxumba, Sarampo, Pneumonia, Gripe ou Virose.

Atenção: a otite é acompanhada de um resfriado ou outra infecção respiratória que cause produção de secreção, e tratamento deve ser orientado pelo pediatra ou otorrino.

Quais são os sintomas da dor de ouvido no bebê?

Como comentamos logo no começo, ainda que muitas vezes seja difícil saber o porquê do choro do bebê, as dores de ouvido podem ser identificadas a partir de alguns sintomas.

Choro excessivo

Vamos imaginar que o bebê está chorando muito e você já fez tudo o que poderia para acalmá-lo, mas nada funcionou. Olhou todos os possíveis motivos de choros e não encontrou nada. Pode ser algum tipo de infecção de ouvido. Neste caso, o ideal é levar a criança ao pediatra ou otorrino.

Aqui no blog já falamos sobre quando devemos levar o bebê ao pediatra. Confira!

Quando o bebê chora e coloca as mãos na orelha

Esse comportamento do bebê é comum quando ele está com dor de ouvido. Por isso, é importante ficar atento atento a esse tipo de ação. Observe se ele repete esse movimento e se há algum desconforto no local.

Powered by Rock Convert

O bebê balança a cabeça repetidas vezes

Quando o bebê chora e fica balançando a cabeça pode significar que eles está com dor de ouvido. Isso acontece por que é um sintoma relacionado com os ouvidos. Geralmente, a criança faz esse movimento para diminuir a dor;

O bebê não quer mamar e perde o apetite

Quando a criança deixa de comer, os pais e responsáveis precisam estar atentos. Bebês que não se alimentam estão geralmente sentindo algum incômodo, e esse desconforto pode ser a dor no ouvido.

Quando o bebê tem dificuldade em deitar a cabeça de um lado

Esse comportamento é bem comum quando há dor de ouvido no bebê. Se a criança evita deitar ou chora quando deita de um lado específico da cabeça, isso pode indicar dores no local.

Caso o bebê tenha qualquer um desses sintomas não hesite e leve ele ao médico. Quanto ele for examinado e o tratamento iniciado, melhor para ele, pois as dores irão passar.

Como é feito o tratamento

Caso de fato o médico examine o bebê e verifique algo no ouvido, ele dará início ao tratamento para que o desconforto passe.

Importante lembrar! Que tomar medicar o bebê sem a prescrição médica pode até piorar a situação. De modo geral, os tratamentos incluem analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, antibióticos e descongestionantes.

Existem métodos caseiros, que podem ajudar. Como passar uma fralda, com o ferro de passar roupa e depois de morno colocar perto do ouvido. Tenha cuidado com a temperatura da fralda, para que ela não esteja muito quente.

Durante todo o tratamento, é importante dar ao bebê muito líquido e comidas pastosas, como sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas. Sempre seguindo as orientações do médico. Este cuidado é importante, por que muitas vezes a dor de ouvido está relacionada à dor de garganta e a criança pode sentir dor ao engolir e, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.

No centro médico saúde da família você pode marcar uma consulta com pediatra ou otorrino sem precisar esperar muito. Basta clicar aqui.

Deixar uma Mensagem de Resposta