Ninguém gosta de precisar forçar a vista para ler algo, não é mesmo?! Seja de perto ou de longe, queremos enxergar com naturalidade. Nesse texto vamos falar um pouco sobre as dificuldades de leitura. Será que você precisa usar óculos? Ou corrigir o grau do seu?

Quando começamos a sentir dificuldades para ler, de perto ou de longe, chegou a hora de procurar um oftalmologista. Ele é o médico especializado para cuidar da saúde dos seus olhos.

Além disso, o oftalmologista pode identificar possíveis doenças que podem levar à perda da visão. É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente ou olhos vermelhos, por exemplo. Dores de cabeça frequente podem ser sintomas de problema de visão. – PROBLEMAS DE VISÃO CAUSAM DOR DE CABEÇA?

Algumas pessoas têm dificuldades de seguir com os olhos o texto numa página ou até mesmo na tela de um celular ou tablet. Essa dificuldade pode estar relacionada a necessidade de usar óculos. Os problemas de leitura pode ser causados por hipermetropia ou presbiopia.

Aqui no blog do Centro Médico Saúde da Família já falamos um pouco sobre o assunto – QUANDO PRECISO FAZER EXAME DE VISTA?

Powered by Rock Convert

O que é presbiopia?

A presbiopia atinge 20% da população mundial acima dos 40 anos, é comumente conhecida como “vista cansada”. Geralmente a pessoa fica tirando e colocando o óculos. Em uma entrevista para o Globo, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Leon Grupenmacher, a explicou que a presbiopia acontece quando a pessoa tem grande dificuldade para ver de perto.

A “vista cansada” não pode ser prevenida, pois está associada ao envelhecimento do ser humano. Nós podemos prolongar um pouco mais esse momento. Uma pessoa que está começando uma presbiopia, se ele melhorar as condições de luz, provavelmente, vai ganhar mais 1 ou 2 anos antes de capitular em termos de ter que usar uma lente corretora.

O que é hipermetropia?

Os sintomas da hipermetropia e da presbiopia podem ser parecidos, mas fique atento pois são doenças diferentes.

A hipermetropia, ou dificuldade em ver de perto, é quando temos a visão desfocada dos objetos próximos, mas que quando olhamos o mesmo objeto a distância vemos com clareza.

A principal diferença entre as duas é a idade da pessoa. Se você tem mais de 40 anos e começou a notar que os seus olhos não focam quando lê um texto menor, provavelmente tem presbiopia, não hipermetropia. Ambos os problemas de visão são bastantes comuns e facilmente corrigidos; exigem apenas tipos diferentes de óculos ou de lentes de contato.

A melhor forma de ter certeza é visitando o oftalmologista. No Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar sua consulta de um jeito bem fácil. É só mandar uma mensagem no WhatsApp pra gente, clicando aqui.

Deixar uma Mensagem de Resposta