Estar em dia com a saúde precisa ser prioridade em nossa vida. Por isso, precisamos sempre estar atentos ao nosso corpo, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios, ter o sono regulado e realizar visitas ao médico regularmente.

Muitas pessoas acham que só precisam ir ao médico quando já estão doentes e com sintomas bem aparentes. Porém, isso é um engano. Existem doenças e alterações no nosso corpo que muitas vezes vão se desenvolvendo sem que tenhamos sintomas.

Entre essas doenças e alterações que citamos acima, estão as natureza endócrina. Que são relacionadas com as glândulas de secreção interna. São próprios desse tipo de glândula: a hipófise, a tireóide, as glândulas reprodutivas, o pâncreas e o fígado.

Por isso, hoje vamos falar sobre o endocrinologista!

O que é endocrinologia?

A endocrinologia, é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo.

No início do texto citamos alguns glândulas que fazem parte do sistema endócrino, porém existem outras, como o  hipotálamo, suprarrenais, gônadas e paratireoides. Outros tecidos também estão associados ao controle de substâncias reguladoras, como a gordura, o estômago, intestino, rins e a pele, por exemplo.

Quando algo não está funcionando bem em uma das glândulas ou tecidos citados, vários problemas de saúde podem surgir. É nesse momento que entra o médico endocrinologista, que como o nome já nos ajuda a perceber, é responsável por auxiliar o paciente em casos de doenças endócrinas.

Ou seja, o endocrinologia estuda as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzido. Além disso, estuda as alterações metabólicas e distúrbios decorrentes da deficiência ou excesso hormonal.

Quais doenças o endocrinologista trata?

Como comentamos anteriormente o médico ajuda a identificar e tratar doenças de natureza endócrina.

O número de doenças  tratadas por esses médicos é bem grande. Entre elas estão: hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, diabetes mellitus, hipertireoidismo e nódulos de tireóide, obesidade, distúrbios menstruais e da fertilidade, distúrbios do crescimento e da puberdade, colesterol alto, crescimento excessivo de pelos (hirsutismo), doenças da hipófise, osteoporose, menopausa, andropausa e algumas outras.

Dentre essas doenças vamos destacar três que são mais frequentes, a diabetes, a obesidade e doenças na tireóide.

Quais são as principais doenças causadas por alterações hormonais?

Diabetes

Mudanças dos níveis de açúcar do sangue, que decorrem da falta de produção ou da falta de ação da insulina,que é  um importante hormônio produzido pelo pâncreas. Existe também o que chamamos de “pré diabetes”, que é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia;

Obesidade

Powered by Rock Convert

Quando o excesso de peso ultrapassa um determinado limite a pessoa passa a ter obesidade. Essa doença possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, freqüentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.

Doenças da tireoide

Quando falamos sobre os desníveis que podem surgir na tireoide podemos citar o hipertireoidismo, que vem a ser o funcionamento excessivo da tireoide, com crescimento de níveis de hormônios tireoidianos no sangue. As complicações que decorrem dessa alteração é: o hipotireoidismo, o mau funcionamento da tireoide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências; o bócio, crescimento exagerado da tireoide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos.

Outros exemplos de doenças da tireoide: Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.

Os distúrbios endócrinos podem ser divididos em três grupos principais:

  • Doenças causadas por deficiência hormonal;

  • Doenças causadas por níveis hormonais excessivos;
  • Doenças causadas pelo desenvolvimento de tumores (benignos ou malignos) nas glândulas endócrinas.

ATENÇÃO!

O Ministério da Saúde, em 2018, divulgou dados que mostraram um crescimento preocupante da obesidade no Brasil. Em 12 anos o número de obesos subiu 60%! Segundo a pesquisa, uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, a doença passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

É possível prevenir doenças endócrinas?

De modo geral, os especialistas afirmam que muitos fatores atuam sobre o sistema endócrino do ser humano. Entre eles está a genética, os hábitos de vida e até mesmo um elevado número de substâncias presentes no meio ambiente.

Dessa forma, estamos expostos diariamente a essas substâncias através do ar que respiramos, da água que bebemos e tomamos banho, e dos alimentos que ingerimos

Esses aspectos que citamos são conhecidos como “desreguladores endócrinos”.

Considerando isso, controlar todos esses aspectos torna-se quase impossível para qualquer pessoa. Sendo assim, infelizmente, não é possível se prevenir de tudo que pode causar um distúrbio endócrino.

Porém, agora a boa notícia, é possível adotar hábitos saudáveis que irão ajudar na prevenção, como a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada são uma das formas mais importantes de reduzir as chances do desenvolvimento dessas doenças e suas complicações.

Também, é fundamental manter um sono adequado, não fumar, e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Fique sempre atento, não deixe para depois o cuidado com o que realmente importa: sua saúde!

No centro médico saúde da família, em natal, você pode marcar de um jeito bem fácil a consulta com o endocrinologista. Clique aqui e mande sua mensagem!

O Saúde da Família fica em dois endereços, na esquina da Avenida Bernardo Vieira com Prudente de Morais e em Igapó, na avenida Tomaz Ladim, em frente a loja Claudi Móveis.

Deixar uma Mensagem de Resposta