O sangue está presente em todo nosso corpo e tem uma parte da medicina especializada nele. O médico especialista em cuidar do sangue é o hematologista.

Assim como tudo que desempenha funções em nosso organismo, o sangue, também pode ser atingido por doenças. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um médico hematologista.

O sangue, é um tecido vivo, que transporta oxigênio, hormônios, nutrientes e outras células por todo o corpo. Ele também é o responsável por retirar do nosso corpo substâncias que não servem mais ao nosso organismo, como o gás carbônico.

Neste post vamos falar um pouco sobre essa especialidade médica, a hematologia e como ela pode ajudar nossa saúde. Mas afinal, o hematologista cuida de que? Vamos descobrir!

O que é hematologia?

Hematologia é uma parte da medicina que estuda todos os componentes relacionados ao sangue. Entre os componentes estão os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Além desses estudos, a hematologia também investiga os órgãos onde o sangue é produzido como: a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.

Como já comentamos, o hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.

A medula óssea, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas, são produzidos para depois ganharem a circulação ou adquirirem maturidade nos órgãos citados.

É importante que cada um desses elementos esteja em quantidades e condições específicas, dessa forma eles permanecerão saudáveis e não irão comprometer o funcionamento de outras partes do corpo.

Quando um desses elementos apresenta algum problema, o médico hematologista faz a investigação e por meio de exames de sangue específicos, identificar a causa e indica o tratamento.

Quando se consultar com um hematologista?

De modo geral, um paciente é encaminhado ao hematologista encaminhado por um clínico geral, ginecologista, cirurgião ou outro especialista. Esses profissionais geralmente fazem o direcionamento após identificar alguma situação incomum no exame físico ou exame de sangue do paciente.

O encaminhamento também acontece quando o paciente apresenta um sintoma que pode ter causa no sangue ou nos órgãos formadores de sangue

Quando procurar um hematologista?

Powered by Rock Convert

Torna-se necessário realizar uma consulta com hematologista sempre que o paciente notar sintomas de doenças que estejam relacionadas ao sangue.

Os principais sintomas são:

  • sangramentos na mucosa e gengiva;

  • mal-estar;

  • hematomas;

  • perda de peso;

  • hemorragias no nariz;

  • manchas roxas facilmente adquiridas;

  • palidez;

  • fadiga.

Em alguns casos, os sintomas são parecidos com os de doença que não são relacionadas ao sangue, por isso, muitas pessoas procuram o clínico geral. Mas não se preocupe, é melhor não deixar para depois e ir ao clínico geral para que, caso necessário, ele faça o encaminhamento para o hematologista.

Durante a consulta, o hematologista fará perguntas sobre o histórico do paciente, o que ele está sentindo e realizará exames físicos. Após o atendimento, pode ser solicitado uma série de exames, para realizar a análise e diagnóstico correto de cada caso.

Após o exame clínico, o hematologista pode solicitar os seguintes exames:

  • hemograma: analisa plaquetas, hemácias e outras células sanguíneas;

  • coagulograma: verifica se há problemas de coagulação;

  • metabolismo de ferro: analisa absorção de ferro pelo organismo e rastreia causas de anemia;

  • testes imunológicos;

  • mielograma e biópsia da medula: pesquisa células cancerígenas.

Quais tratamentos são realizados por hematologistas?

Os cânceres do sangue, como as leucemias e os linfomas, são tratados pelo hematologista.

É o hematologista quem faz o transplante de medula, a indicação e o acompanhamento da quimioterapia.

Os tratamentos com transfusão de sangue também são prescritos e acompanhados pelo hematologista. O hematologista também acompanha uso de anticoagulantes e outros medicamentos para tratar trombose e demais alterações de coagulação.

O hematologista também atua nos bancos de sangue e hemocentros.

Quais doenças são tratadas pelo hematologista?

Já comentamos algumas doenças que o médico hematologista auxilia no tratamento, mas nesse tópico, vamos falar de uma forma uma pouco mais detalhada.

Todas as doenças relacionadas ao sangue são tratadas pelo hematologista.

Existem algumas doenças que são mais conhecidas, como as anemias e as leucemias. Porém existem outras que não são tão conhecidas, mas precisam de atenção:

Hemofilia:

Quando a pessoa tem dificuldades de coagulação sanguínea.

Trombofilia:

Que é uma predisposição para a formação de coágulos sanguíneos que podem causar tromboses, embolia, AVC e outros problemas no sistema circulatório.

Há ainda as doenças sanguíneas mais raras, como a anemia falciforme e a talassemia.

A hematologia é uma área bastante ampla e complexa. Ter conhecimento de quando procurar esta especialidade é fundamental, tanto para os médicos encaminhadores como para os próprios pacientes. É importante, pois geralmente as doenças hematológicas têm evolução rápida. Por isso, tenha sempre um hematologista de confiança ao seu alcance.

Para fazer uma exame de sangue completo em natal ou marcar uma consulta com um clínico geral ou médico hematologista, basta clicar aqui e mandar uma mensagem para o WhatsApp do Centro Médico Saúde da Família.

Deixar uma Mensagem de Resposta