Existem inúmeras especialidades médicas e todas são muito importantes para o cuidado da nossa saúde e tratamento de possíveis doenças.

Mas será que você já foi ao infectologista? Sabe como essa especialidades médica pode te ajudar? Afinal, o infectologista cuida de que?

A infectologia não é uma especialidade médica tão conhecida como a cardiologia e pediatria, por exemplo.

Por isso, preparamos esse artigo para falar sobre a infectologia, algumas características importantes dessa especialidade e principalmente como ela é importante para nossa saúde.

Vamos começar?

O que é infectologia?

O médico infectologista ajuda no prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, hepatites, HIV e sífilis. Também são tratadas outras infecções, como urinária, herpes labial ou genital simples e recorrentes. Doenças como a dengue e Zika vírus também são tratadas pelo infectologista.

A infectologia também pode ajudar no tratamento de infecções hospitalares e doenças que podem surgir durante a gestação, como a toxoplasmose e citomegalovírus.

O médico infectologista também é profissional preparado auxiliar no combate das infecções que se espalham pelo ambiente.

Ele pode ajudar na prevenção de uma epidemia. Quando for necessário, irá prescrever ações que vão desde a administração de vacinas até mesmo à desinfecção de salas e equipamentos.

O que é uma doença infecciosa?

As doenças infecciosas são causadas por bactérias, vírus, fungos ou protozoários.

Powered by Rock Convert

Existem bactérias e fungos que estão presente no organismo sem causar qualquer dano, porém quando acontece alguma alteração no sistema imunológico esses microrganismos podem aumentar e espalhar, causando doenças, ou até mesmo podem facilitar a entrada de outros microrganismos que aí sim são os causadores de doenças.

Esse tipo de enfermidade pode ser adquirida pelo contato direto com o agente infeccioso, com água ou alimentos contaminados, através da via respiratória, sexual e até mesmo por meio de ferimentos causados por animais.

Quando as doenças infecciosas são transmitidas de uma pessoa para outra elas são chamadas de: doenças infectocontagiosas.

Quando procurar um infectologista?

De modo geral, a maioria das pessoas são encaminhadas para um infectologista depois de já ter ido a outro médico, como um clínico geral ou ginecologista.

Quando há uma infecção difícil de diagnosticar ou até mesmo de ser tratada, os pacientes são encaminhados ao infectologista.

Quando a pessoa descobre que é portador do vírus da AIDS (HIV) e outras doenças sexualmente transmissíveis, é muito importante procurar um infectologista de imediato. Esse profissional saberá como controlar a evolução da doença e o seu tratamento.

Existe também os casos de quando pessoas vão viajar para lugares onde há riscos de infeção. Nestes casos também é fundamental procurar um infectologista para que ele oriente quais vacinas o paciente precisará tomar e são adequadas para o local de destino.

Atenção! É muito importante ficar atento ao cartão de vacinas para evitar a disseminação e surto de doenças. Vacina não é só coisa de criança ou quando existem campanhas do governo. Mantenha suas vacinas em dia, em caso de dúvidas, procure um infectologista.

É muito importante para saúde você estar atento aos sinais que seu corpo dá. Além disso, existem algumas doença que nem sempre vão ter sintomas, por isso é muito importante ir regularmente ao médico.

No Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar uma consulta com infectologista de um jeito bem fácil. É só mandar um WhatsApp, clicando aqui.

Deixar uma Mensagem de Resposta