O psiquiatra cuida de que?

Infelizmente, a psiquiatria sofre muitos preconceitos. Muita gente associa essa especialidade médica exclusivamente a transtornos mentais, como demência e esquizofrenia. Mas vamos ver que não é bem por aí. O psiquiatra é uma especialidade importantíssima para nossa saúde.  

Nesse post falaremos de que maneira o psiquiatra ajuda na saúde, quais as doenças que ele costuma tratar e como é a consulta com esse profissional.

Então, vamos começar! :)

O que faz o psiquiatra?

O psiquiatra é um médico que se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento de doenças mentais.

É um profissional fundamental no tratamento de desordens mentais severas tais como, depressão, ansiedade, bipolaridade, estresse pós-traumático, esquizofrenia, autismo, transtornos de humor, etc.

O principal objetivo deste médico é amenizar o sofrimento proporcionando bem-estar psíquico aos seus pacientes. Com esse objetivo, geralmente é necessário uma avaliação detalhada do paciente, avaliando as perspectivas biológicas, psicológicas e até mesmo culturais.

Esta avaliação envolve o exame de seu estado mental e seu histórico hospitalar. Podem ser utilizados, exames de imagens, testes neurológicos, psicológicos e exames laboratoriais e físicos.

Como o psiquiatra pode ajudar?

De modo geral, os tratamentos psiquiátricos podem ser divididos em três grupos.

  • Tratamento Psicoterápico: feito sem a prescrição de remédios

  • Tratamento Farmacológico: realizado com medicação psiquiátrica, por exemplo: antidepressivos e ansiolíticos.

  • Tratamento Combinado: quando une os dois anteriores para a melhor eficiência do tratamento.

É muito importante destacar que qualquer tratamento com médico psiquiatra só tem início, após o esclarecimento ao paciente dos objetivos da abordagem, sua duração e custos.

Acontece muito do psiquiatra trabalhar em conjunto com outros profissionais da área de saúde, como por exemplo Neurologistas, Psicólogos e Psicanalistas. Sendo assim, é muito comum encontrarmos casos de pacientes que fazem tratamento psicoterapêutico juntamente com um tratamento psiquiátrico.

Como ir a primeira consulta?

Talvez você ache que precise procurar um psiquiatra. Se esse é seu caso, antes de realizar a consulta com um psiquiatra identifique e anote sintomas que você tem tido nas últimas semanas. Como por exemplo, registros de saúde física ou mental.

Não se esqueça de possíveis remédios que você toma, essa informação também é importante para melhorar a avaliação. Quanto mais informação você fornece ao psiquiatra, mais ele poderá te ajudar.

Não tenha vergonha ou medo! Na sua primeira consulta tire todas as suas dúvidas com relação ao diagnóstico e aos tratamentos oferecidos.

Assim, não ficarão dúvidas que possam gerar confusões. Caso algum dia, um profissional da saúde recomendar que você procure um psiquiatra, não precisa se desesperar. Será somente mais um profissional capaz de te ajudar a ter uma vida mais saudável, física e mentalmente.  

No Centro Médico Saúde da Família você pode marcar a consulta com o psiquiatra de um jeito bem fácil. É só mandar um ZAP pra gente. Clique aqui e mande sua mensagem.