Existem algumas formas da mulher saber se está grávida ou não. Porém o teste mais seguro é o realizado a partir do exame de sangue. Conhecido como Beta HCG.

É o mais seguro, por que é através dele que é possível identificar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gravidez.

Neste post vamos falar um pouquinho sobre esse hormônio, sobre o exame de sangue e também se a mulher pode confiar, ou não, em testes de farmácia.

Vamos começar!

O que é HCG?

O HCG, é um hormônio ( gonadotropina coriônica) identificado no organismo da mulher durante a gravidez. Ele é produzido pelas células do embrião. Caso haja aparição desse hormônio sem que a mulher esteja grávida, essa alteração hormonal pode ser causada por alguma doença e precisa ser investigada.

De modo geral, o exame de sangue beta HCG é realizado apenas quando existe a suspeita de gravidez. Esse hormônio também pode ser identificado na urina, porém a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a presença desse hormônio na urina.

A presença do HCG na urina pode ser detectada por meio do teste de gravidez de farmácia. Mas fique tranquila, que vamos falar mais sobre os exames de farmácia.

Outras formas de usar o Beta HCG

O Beta HCG é usado principalmente para identificar a gestação, porém ele também pode verificar o andamento da gravidez. Caso o médico suspeite de algum problema, como por exemplo, se a mulher tiver um sangramento ou se o médico suspeite de uma possível gravidez nas trompas (ectópica), aborto ou gravidez anembrionária (quando o bebê não se desenvolve).

Powered by Rock Convert

Caso o médico suspeite de algo, ele pode pedir para que o exame seja repetido. Assim, ele terá a possibilidade de verificar se a quantidade beta HCG está evoluindo bem. Esse hormônio de modo geral costuma dobrar em quantidade a cada 48 horas.

Exames de farmácia são confiáveis?

A maioria das mulheres ao suspeitar que está grávida compra um exame de farmácia antes de procurar um médico e fazer um exame laboratorial.

Os testes de farmácia medem a quantidade de HCG, que é produzido durante a gravidez e presente na urina da gestante.

Para confiar nesse exame você precisa verificar o tempo de atraso da menstruação, já que alguns testes só apresentam um resultado seguro com 10 dias de atraso menstrual.

A maioria dos testes de farmácia afirma ter precisão de “mais de 99%”. Porém, mesmo os teste de farmácia afirmando quase 100% de precisão não substituem o exame laboratorial, que além de ter precisão também verificar outros fatores.

Você pode fazer o exame Beta HCG e ter o resultado em 15 minutos

Isso mesmo! Será quase que o mesmo tempo do teste de farmácia e terá um resultado preciso. No Centro Médico Saúde da Família temos o Hilab, uma tecnologia que possibilita a realização de exames laboratoriais que ficam prontos bem rapidinho, sem você precisar tirar tubos de sangue, apenas com algumas gotas já é possível fazer o exame.

Quer saber mais sobre o hilab e marcar seu exame? Clique aqui.

Deixar uma Mensagem de Resposta