Para que serve a ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) ajuda os médicos a compreender como os nossos órgãos estão por dentro, o laudo apresenta uma imagem definida das estruturas internas do coração, por exemplo. Isso é impossível ser feito a olho vivo, por isso é um exame tão importante. Com ele o médico pode diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.

Como é feita ressonância magnética?

O exame é feito através de uma máquina, que possui um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. 

Qual a duração do exame?

A ressonância costuma durar entre 15 e 30 minutos dependendo da região a ser examinada. Normalmente, não é preciso preparo prévio, apesar de poder ser necessário o uso de um contraste, em alguns casos, através da injeção do medicamento pela veia. 

Ressonância magnética dói?

Não dói, entretanto, é muito importante não se mexer durante a realização do exame, já que qualquer movimento pode alterar a qualidade das imagens e neste caso será necessário recomeçar o exame. 

Posso fazer a ressonância usando aparelho dentário?

Este exame é contra-indicado para pessoas que possuam aparelhos dentários ou qualquer tipo de próteses, marca-passos ou pinos metálicos implantados no corpo. Por isso, antes de realizar o exame, é importante retirar qualquer objeto metálico, como grampos de cabelo, brincos, óculos ou detalhes de roupas, evitando-se, assim acidentes. 

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de ressonância magnética, tudo depende do local que precisa ser examinado, os tipos mais comuns incluem: ressonância magnética da pelve, do abdômen ou tórax, do crânio, da coluna e das articulações. 

Ufa! Agora você já pode agendar sua ressonância sabendo para que ela serve e como é feita. Clique aqui e agende seu exame bem rapinho.