Para que serve o ecocardiograma?

Já imaginou poder ver o seu coração em movimento? Isso é possível, basta fazer um ecocardiograma. O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração, ele também é conhecido como “ultra do coração”. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio X, além de não expor o paciente à radiação.

Como é feito o ecocardiograma?

Ele é um exame simples, pouco invasivo e indolor. Geralmente dura cerca de 15 minutos e não necessita de preparo prévio. Pode ser feito por adultos, crianças e mulheres grávidas (a partir da 28 semana de gestação).

Para fazer, é necessário retirar objetos que possam atrapalhar a realização do exame. Em alguns casos são colocados eletrodos no peito do paciente, para que o exame seja realizado ao mesmo tempo com o eletrocardiograma, que irá registrar os impulsos elétricos do coração para que o médico compare esse registro com as imagens da do ecocardiograma.

Quando o exame é pedido?

O ecocardiograma oferece informações para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças que acometem o coração, como insuficiência cardíaca (coração grande e fraco), sopro, sequelas de infarto, anomalias congênitas, para indicar cirurgia cardíaca e para acompanhar a evolução do coração no seguimento pós-operatório. Ele é solicitado, ainda, para avaliar sintomas como falta de ar, palpitações, cansaço, inchaço e aumento da pressão arterial.

Quais são os tipos de ecocardiograma?

Ecocardiograma transtorácico (ETT), ecocardiografia sob estresse, ecocardiograma com doppler e ecocardiograma transesofágico.

Existem contraindicações?

São raras as contraindicações para realização do ecocardiograma, no entanto, o O ecocardiograma transesofágico (ETE), que é semelhante à endoscopia, pode ser contraindicado para quem tem doenças graves do esôfago como câncer do esôfago ou estenose esofágica. Na dúvida, converse com seu médico ou médica.

Para marcar o ecocardiograma é necessário passar antes por um cardiologista. No Centro Médico Saúde da Família você pode agendar sua consulta através do whatsapp, é só clicar aqui.