Existem alguns exames médicos que são bem conhecidos e quase todo mundo já fez. Entre esses procedimentos está o exame de sangue.

Mas mesmo sendo tão popular, será que todo mundo sabe para que exatamente ele serve? Por que o exame de sangue é tão importante?

Neste post vamos responder a essas perguntas e mais. Vamos conversar também sobre quais doenças podem ser identificadas através de um exame de sangue, ou até mesmo se existe mais de um tipo.

Vamos lá!

O exame de sangue completo, também conhecido como hemograma, avalia a saúde do paciente de maneira geral e identifica possíveis desordens.

Esse exame não pode ser considerado como um teste de sangue simples, pois, neste caso, é necessário que o médico especifique o que será analisado. O hemograma completo pode ser chamado simplesmente de “hemograma”, pois não existe hemograma que não seja completo.

No caso dos exames de sangue simples ou habituais, o médico pede algo específico, por exemplo, o nível de colesterol. Já o hemograma analisa as principais células constituintes do sangue e identifica possíveis desequilíbrios. Entre as alterações que podem ser avaliadas por meio do exame estão a anemia, infecções e leucemia.

O hemograma avalia os três principais grupos de células do nosso sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

Como é feito o hemograma?

O exame deve ser realizado em uma clínica, hospital ou laboratório por um profissional da saúde. O procedimento é igual ao de um exame de sangue simples. O paciente fica sentado, e profissional amarra um elástico (também chamado de garrote) em seu braço com o objetivo de parar o fluxo sanguíneo. Dessa maneira, as veias ficam mais largas e aparentes. O profissional faz a limpeza da área do braço a ser perfurada e insere a agulha na veia do paciente.

Powered by Rock Convert

Depois desse procedimento, o sangue é retirado na seringa e colocado em um tubo. Com o sangue já no tubo, o elástico é removido e uma gaze é pressionada para impedir o sangramento. Assim que a gaze for retirada, é colocado uma bandagem. Pronto!

Quando o exame é pedido?

O hemograma, é um exame solicitado de forma recorrente pois auxiliar ao médico no diagnóstico de várias doenças. Ele por exemplo ajuda o médico a entender o que pode estar causando fadiga, fraqueza, febre ou perda de peso não-intencional, anemia, infecções e doenças do sangue, como leucemia.

O exame também ajuda no acompanhamento de tratamentos e auxilia na checagem de se o corpo do paciente está reagindo bem a um tratamento medicamentoso ou com radiação, se as taxas estão saudáveis antes de uma cirurgia ou procedimento e também a quantidade de sangue perdida em uma hemorragia.

Já imaginou fazer um exame de sangue e receber o resultado em 15 minutos?

Sim, isso é possível! No Centro Médico Saúde da Família, em Natal, você não precisa esperar vários dias para ter o resultado do seu exame e nem tirar vários tubos de sangue.

Contamos com uma tecnologia chamada Hilab. O resultado do seu exame de sangue fica pronto em 15 minutinhos! E o melhor de tudo, não dói nada, por que são retiradas penas algumas gotas de sangue para fazer a análise.

O exame de sangue feito através o Hilab, é capaz ter resultados laboratoriais como: níveis de hormônio da “tireoide” (TSH), gravidez, sífilis, colesterol, hepatite B, hepatite C e doenças inflamatórias.

Por que o resultado sai rápido?

Depois das gotas de sangue serem colhidas e colocadas no aparelho, as informações coletadas, são imediatamente encaminhadas via internet para uma central de análise dos dados.

A equipe especializada irá receber as informações e fazer a avaliação quase em tempo real, depois disso eles mandarão o resultado assinado para o local de coleta.

Seja um hemograma, exame de sangue simples, ou até mesmo outro tipo de exame no centro médico saúde da família você encontra, pois temos mais de 400 tipos de exames. Para marcar é bem fácil, basta mandar uma mensagem para o nosso WhatsSApp.

Deixar uma Mensagem de Resposta