Por que as clínicas populares são importantes?

Falar sobre a saúde no Brasil é algo bem delicado, mas que não podemos deixar de lado.

Diante de um quadro complicado da saúde pública, muitos brasileiros têm procurado soluções. Porém, aos pesquisarmos sobre o assunto vemos que a solução não tem sido os planos de saúde. 


Afinal, mais de 3 milhões de brasileiros deixaram de ter plano de saúde nos últimos cinco anos, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS)


Então, para onde o brasileiro tem corrido na hora de cuidar da saúde? A resposta para essa pergunta são as Clínicas Populares


Neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância das clínicas populares, quais as vantagens de cuidar da saúde em locais assim e, também, onde é possível encontrar clínica popular em Natal - RN


Boa leitura! :) 


Vantagens de ser atendido em clínica popular 


Como comentamos no início do texto, as clínicas populares têm sido uma excelente solução para quem busca alternativas para cuidar da saúde. Separamos alguns benefícios em recorrer às clínicas populares. Confira a seguir. 


Inúmeras especialidades médicas


As clínicas populares têm estabelecido uma estrutura que comporta diversas especialidades médicas em um só lugar. 


A clínica médica, oftalmologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, dermatologia e ortopedia, são algumas das especialidades comumente oferecidas.


O paciente pode fazer tudo em um mesmo lugar. Além das consultas de rotina, também é possível realizar todo o tratamento com o acompanhamento personalizado do mesmo médico, ou de uma equipe multidisciplinar.

Em Natal, no Centro Médico Saúde da Família, por exemplo, o paciente conta mais mais de 20 especialidades. 


Esse tipo de tratamento é possível porque, além das especialidades médicas, as clínicas populares também disponibilizam o atendimento com outros profissionais da área da saúde, tais como dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.


Os benefícios não param por aí. Nas clínicas populares também é possível realizar exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. De modo geral, elas disponibilizam desde os exames mais simples, como um hemograma ou raio-X, até exames mais detalhados, como a endoscopia.


Quando o assunto é saúde da mulher, é muito comum também, que as clínicas populares contem com uma equipe capacitada e multidisciplinar para orientar as pacientes. Essas orientações são relacionadas aos principais exames periódicos que devem ser feitos, além de oferecerem todo o acompanhamento pré-natal para as gestantes.


Tempo de espera menor


Quando falamos a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos principais aspectos que desmotiva e preocupa as pessoas é o longo tempo de espera para conseguir atendimento.


Infelizmente, existem casos em que os pacientes esperam meses por uma simples consulta com um clínico geral. Quando o assunto são as cirurgias e procedimentos mais complexos a espera pode durar até anos. 


Temos uma boa notícia, pois nas clínicas populares essa longa espera não acontece! 


Graças à variedade de profissionais e especialidades, o tempo de espera para realizar uma consulta ou exame é muito menor que no SUS.


Dependendo da especialidade, é possível conseguir atendimento para o mesmo dia ou até dois ou três dias depois de realizar o agendamento. Para os exames laboratoriais ou de imagem, o tempo de espera também é curto. 


Quando falamos sobre saúde, a agilidade no atendimento é fundamental. Não apenas nos casos mais graves, mas também em se tratando de consultas de rotina, o desgaste gerado pelas horas, dias ou meses à espera de um atendimento adequado pode contribuir para tornar mais grave o estado dos pacientes.


Por isso, a rapidez na marcação das consultas e exames é considerada um dos grandes benefícios das clínicas populares. 


Sem mensalidades


De acordo com as normas que regem o funcionamento das clínicas populares, nenhuma das empresas pode cobrar mensalidades ou qualquer outro tipo de taxas mensais. Caso a clínica cobre ela pode ser punida e as penalidades para quem descumprir essa determinação são grandes.


Vale dizer também que não é necessário criar um cadastro ou fazer uma carteirinha para utilizar os serviços oferecidos. Não existe tempo de carência, comprovação de renda ou qualquer outro tipo de restrição para ter acesso ao atendimento.


Se um paciente fizer uma consulta com um cardiologista e ele solicitar exames de maior complexidade, é possível marcar e realizar o procedimento sem precisar esperar qualquer prazo.


Custo baixo


Chegamos a última vantagem da nossa lista, mas não a menos importante. De modo geral, as consultas médicas e exames realizados em clínicas populares custam bem menos que os serviços oferecidos nas clínicas ou consultórios particulares


Em média, os preços cobrados nas clínicas populares podem chegar a custar um terço dos valores praticados no sistema privado de saúde.


Nesse sentido, esse modelo de atendimento tem atraído cada vez mais o interesse das pessoas que, além do preço acessível, podem contar com uma tabela de valores fixos para as consultas, exames e demais procedimentos de saúde que necessitam realizar.


Desse modo, as pessoas podem recorrer ao serviço de saúde não apenas nos casos de emergência, mas também para fazer consultas e exames de rotina (tais como o check up da saúde do homem ou da mulher) que contribuem para a prevenção de uma série de doenças. O resultado para a população é mais saúde e mais qualidade de vida.

Entretanto, é importante destacar que o baixo custo dos serviços não quer dizer que o atendimento seja de nível inferior. Na verdade, existe todo um processo de controle e avaliação realizado pelos Conselhos Regionais de Medicina (CMR), que assegura tanto a capacidade e a competência dos profissionais quanto a qualidade dos equipamentos e da estrutura das clínicas populares.


Caso não consigam o registro junto ao CRM, as clínicas populares não têm autorização legal para funcionar.



***


As clínicas popular são uma excelente opção para o cuidado com a saúde. No Centro Médico Saúde da Família você pode aproveitar todos esses benefícios que listamos e deixar sua saúde em dia. Clique aqui e conheça mais.