Projeto Verão: 6 dicas de alimentação

Quando o verão chega precisamos ficar atentos a nossa saúde! No verão, nosso organismo retém mais líquido, por isso é muito importante beber bastante água para manter a hidratação em dia e ter uma boa alimentação.  

As altas temperaturas e o sol podem ser grandes vilões. Por isso, separamos 6 dicas de alimentação.

Vale a pena conferir!

Água, água, água

Estar hidratado é fundamental durante o verão e você pode usar sua alimentação para ajudar nisso. Mas nada substitui beber bastante água. Quando se bebe muita água, o corpo estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. Beber bastante água de coco também é um ótimo hábito!

Faça várias refeições por dia

Não coma tudo de uma vez e nem pule as refeições. Nessa estação, acontece uma queda em nossa taxa de metabolismo, por isso opte por alimentos leves. Coma verduras e legumes no almoço e no jantar, e frutas na sobremesa e nos lanches. Troque a gordura animal por vegetal, mas lembre-se de consumir com moderação.

Evite bebidas com muito açúcar

Mesmo que no verão seja muito importante ingerir bastante líquido, é importante ficar atento ao tipo de bebida. Sucos industrializados e refrigerantes têm muito açúcar e devem ser consumidos com moderação.

O ideal é que as pessoas sempre optem por bebidas naturais ao invés das industrializadas.

Fique de olho no sal

Diminua o consumo de sal, evite comidas muito salgadas como o bacalhau e charque. Evite alimentos ricos em sódio! Alimentos industrializados, embutidos e conservas são cheios dele.

O sal retém o líquido em nosso corpo, por isso, quando consumimos alimento muito salgados, ou com muito sódio, acabamos ingerindo uma quantidade maior de água que não é eliminada.

Detox no verão

Para driblar as altas temperaturas, é muito importante consumir alimentos leves, ricos em vitaminas, minerais e água.As frutas, verduras e os legumes são as melhores opções nessa estação.

Além disso, os alimentos como cenoura, mamão, a couve e o espinafre, são ricos em betacaroteno e ajudam no bronzeado, além de serem repletos de antioxidantes.

Consuma cereais e leite integral

Leite e derivados são muito bem vindos ao cardápio durante o verão, desde que consumidos na quantidade recomendada. Também é importante consumir pelo menos uma porção de cereal integral por dia. Eles contém mais fibras, contribuindo para uma saciedade mais prolongada e mantendo o fluxo de energia mais constante.

Essas e muitas outras orientações para ter uma alimentação saudável você pode ter realizando uma consulta com um Nutricionista. Aqui no blog já falamos como esse profissional pode ajudar na sua saúde. Nutricionista só ajuda a emagrecer?

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