Qual o médico que cuida de tendinite?

A tendinite é uma inflamação que atinge os tendões, que são as estruturas responsáveis por unir os músculos aos ossos. Essa inflamação pode ser causada por esforços excessivos ou repetitivos, pancadas, infecções e algumas outras doenças menos comuns.

Qual o médico que cuida de tendinite?

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado. Ele ajuda no tratamento de problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).

As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras.

Quais são os sintomas da tendinite?

Os primeiros sinais e sintomas causados pela tendinite são: dor localizada no tendão afetado, que piora ao toque e com o movimento; sensação de queimação que irradia e possível inchaço no local. Este sintomas podem ser mais intensos, especialmente após repouso prolongado do membro afetado pela tendinite.

Como a tendinite é identificada?

O diagnóstico é feito pela história contada pelo paciente, exame físico e alguns exames de imagem como ultrassom, tomografia e ressonância caso seja necessário.

Como é o tratamento?

O tratamento inclui principalmente repouso, alongamentos e medicações analgésicas ou anti-inflamatórias. Compressas mornas são úteis e, em casos extremos, pode ser indicado algum tipo de cirurgia. Além disso, é muito importante identificar qual foi o fator desencadeante, o que fez você ter a tendinite, para que novos episódios possam ser evitados.

Em Natal, você pode marcar uma consulta com um reumatologista no Centro Médico Saúde da Família. Para marcar é bem fácil, só clicar aqui e mandar sua mensagem.