Inchaço na barriga, queimação, azia ou má digestão são sintomas que podem levar ao seu médico gastroenterologista a encaminhar para um exame chamado endoscopia. Esse exame serve para observar internamente os órgãos digestivos (esôfago, estômago e duodeno), para assim verificar se há alguma lesão ou patologias.

O exame pode identificar doenças como refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.

Como a Endoscopia é feita?

O paciente é sedado e o médico introduz pela boca dele um tubo chamado endoscópio. Geralmente, todo o processo dura de 5 a 20 minutos. Mas o tempo varia conforme o objetivo do procedimento.

As imagens captadas através do endoscópio oferecem ao médico que realiza o exame imagens reais da parte mais alta do tubo digestivo do paciente.

Powered by Rock Convert

Como se preparar para a Endoscopia?

É necessário jejum absoluto de 8 horas antes do procedimento. O paciente pode beber uma pequena quantidade de água até quatro horas antes do exame. Também é necessário que ele esteja acompanhado por alguém, por causa dos efeitos pós-exame e pós-anestesia. Após o exame, a pessoa fica em observação por até uma hora, para que cessem os efeitos da anestesia e para que sejam descartadas quaisquer complicações.

Medicamentos antiácidos e anticoagulantes também não devem ser tomados antes da realização de uma endoscopia. Se você utiliza esses medicamentos, não deixe de avisar ao médico.

Grávidas podem fazer Endoscopia?

Mulheres grávidas devem evitar realizar o exame, não por causa da inserção do endoscópio, que não causa males nem para a mãe nem para o bebê, mas por causa da anestesia.

Em Natal, no Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar seu exame de forma rápida e fácil, é só clicar aqui e mandar sua mensagem.

Deixar uma Mensagem de Resposta

× Agende sua Consulta!