fbpx

Com a pandemia do coronavírus, umas das primeiras e principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi que as pessoas ficassem isoladas, em casa. Mas como manter o isolamento social e cuidar da saúde ao mesmo tempo? Conheça as vantagens da Telemedicina!

Foi nesse momento da necessidade do isolamento social, que a telemedicina ganhou ainda espaço e passou a ser uma necessidade.  Ela tem se fortalecido como uma das grandes aliadas para auxiliar no atendimento sem expor pacientes a riscos desnecessários.

O Centro Médico Saúde da Família, por exemplo, foi o primeiro no Rio Grande do Norte a adotar a telemedicina e possui tanto consultas quanto retornos disponíveis pela modalidade.

Durante o combate a Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu a realização de teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento.

Desta forma, médicos passaram a utilizar ferramentas e recursos digitais em seus consultórios para atender aos pacientes por intermédio de plataformas seguras.

Mas o que é exatamente a telemedicina? É apenas uma consulta via whatsapp? No próximo tópico vamos descobrir esses detalhes! 

O que é telemedicina?

Talvez para muita gente a telemedicina seja algo novo, porém é uma especialidade que surgiu no século 19, com o surgimento do telégrafo. Com a criação do telefone e a evolução da tecnologia ao longo do século 20 a telemedicina se tornou acessível.

Em 1990, foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) especialmente para casos onde a distância é o fator principal. Desde que a Telemedicina surgiu, ela tem contribuído para uma saúde acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

A telemedicina permite que diagnóstico seja realizado de forma remota, possibilita a interpretação de exames e também a emissão de laudos médicos à distância. Ou seja, o paciente recebe atendimento e orientação médica de forma online, sem sair de casa.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, a telemedicina representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação, audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Telemedicina durante pandemia da Covid-19

Logo no início da pandemia, no dia 19 de março, o Conselho Federal de Medicina autorizou, por meio de ofício enviado ao Ministério da Saúde, o uso da telemedicina durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV2.

De acordo o CFM, a telemedicina pode ser utilizada nas formas:

  • Teleorientação: acontece quando os profissionais realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
  • Telemonitoramento: como o nome já diz, é o monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;
  • Teleinterconsulta: acontece quando ocorre a troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Com a necessidade do distanciamento social durante a pandemia, o principal benefício é a praticidade de uma consulta online, para todos os pacientes, sejam eles do grupo de risco ou não. 

 

Vantagens da telemedicina para os profissionais da saúde e para os pacientes

Além de ajudar no isolamento social, a telemedicina também tem outras vantagens, tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde. Confira alguns desses benefícios da telemedicina. 

 

Powered by Rock Convert

Mais segurança

Como já comentamos, uma das maiores vantagens da telemedicina e do laudo à distância é a segurança para todos os envolvidos, seja médico ou paciente.

As consultas remotas, evitam as idas desnecessárias ao hospital, o contato com outros pacientes que podem estar infectados ou ainda a bactérias hospitalares.

Além disso, armazenar exames ficou mais fácil com o banco de dados, que pode ser acessado a qualquer momento pelo médico responsável.

Mais tempo

Com a telemedicina alguns processos ficam mais rápidos e tanto o paciente, como a clínica, ganham tempo para fazer outras coisas. 

A agilidade dos processos está ligada a possibilidade do envio e acesso de laudos e receitas de forma mais rápida e otimizada. Um arquivo eletrônico, diferente da versão em papel, pode ser acessado de qualquer lugar e ao mesmo tempo por pessoas diferentes.

Além disso, a otimização do tempo envolve também as consultas remotas em qualquer lugar a qualquer hora, onde o paciente estiver.

Com uma ferramenta de apoio na tomada de decisão para o paciente, que precisa de auxílio no tempo correto, seja medicando ou orientando a ida para emergência do hospital, buscar um médico online é a melhor solução para não precisar se expor a outros riscos desnecessários de um ambiente hospitalar, caso não seja preciso.

Menos desigualdade

Já que não existe a barreira física, a telemedicina faz com que pessoas que vivem distantes dos hospitais e clínica também sejam acompanhadas e fiquem atentos a saúde. 

Além disso, muitas vezes a consulta e análise remota de exames não só garante que os pacientes sejam analisados pelo especialista mais indicado, mas também agiliza a entrega de diagnósticos. Em casos mais urgentes esse ganho de tempo pode salvar vidas.

 

Como marcar uma consulta por telemedicina?

No Centro Médico Saúde da Família, você pode marcar uma consulta via telemedicina de um jeito bem rápido e fácil. Basta mandar mensagem para o nosso whatsapp e pronto! Vamos juntos escolher o melhor dia e horário para que você seja atendido da melhor forma possível! 

Por meio no nosso setor de agendamento online, você também pode agendar a realização de exames presenciais em Natal. É só clicar aqui!

Se você tiver dúvidas sobre atendimentos à distância, entre em contato conosco!

Até a próxima!

Deixar uma Mensagem de Resposta

Agendar Consulta
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?