A ressonância magnética (RM) ajuda os médicos a compreender como os nossos órgãos estão por dentro, o laudo apresenta uma imagem definida das estruturas internas do coração, por exemplo. Isso é impossível ser feito a olho vivo, por isso é um exame tão importante. Com ele o médico pode diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.

Como é feita a Ressonância Magnética?

O exame é feito através de uma máquina, que possui um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas.

Qual a duração do exame?

A ressonância costuma durar entre 15 e 30 minutos dependendo da região a ser examinada. Normalmente, não é preciso preparo prévio, apesar de poder ser necessário o uso de um contraste, em alguns casos, através da injeção do medicamento pela veia.

Ressonância Magnética dói?

Não dói, entretanto, é muito importante não se mexer durante a realização do exame, já que qualquer movimento pode alterar a qualidade das imagens e neste caso será necessário recomeçar o exame.

Powered by Rock Convert

Posso fazer a Ressonância usando aparelho dentário?

Este exame é contra-indicado para pessoas que possuam aparelhos dentários ou qualquer tipo de próteses, marca-passos ou pinos metálicos implantados no corpo. Por isso, antes de realizar o exame, é importante retirar qualquer objeto metálico, como grampos de cabelo, brincos, óculos ou detalhes de roupas, evitando-se, assim acidentes.

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de ressonância magnética, tudo depende do local que precisa ser examinado, os tipos mais comuns incluem: ressonância magnética da pelve, do abdômen ou tórax, do crânio, da coluna e das articulações.

Ufa! Agora você já pode agendar sua ressonância sabendo para que ela serve e como é feita. Clique aqui e agende o seu exame bem rapidinho.

Deixar uma Mensagem de Resposta