Como tratar a artrose e a osteoporose?

É muito comum ouvirmos algum amigo ou parente dizer que sofre com doenças que afetam os ossos e as articulações. Entre as mais conhecidas estão a artrose e osteoporose, o que exige a realização de tratamento específico para devolver a mobilidade e a qualidade de vida dessas pessoas.

Nesse post vamos falar um pouco sobre a artrose e a osteoporose, mas é importante logo de início mostrarmos algumas diferenças entre elas.

O que é artrose?

A artrose é uma doença que ataca principalmente as articulações e os ligamentos promovendo, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, gerando uma frouxidão das articulações, afetando com mais frequência as mãos, a coluna, joelhos e quadris.

Infelizmente a artrose é uma doença que ainda não tem cura, mas que pode ser tratada e seus sintomas diminuídos, através do de remédios que aliviam a dor e inflamação e através da realização de exercícios diários de estimulação e fisioterapia que acabam controlando e retardando o desenvolvimento da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Por isso, precisamos cuidar da nossa saúde e visitar regularmente nosso médico.

O que é osteoporose?

Ela é uma doença que diminui a massa óssea e isso faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. É uma doença é silenciosa, normalmente os sintomas não são notados e o diagnóstico é feito, na maioria das vezes, após uma queda ou fratura.

A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos e também é muito associada ao envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos o nosso organismo vai perdendo a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio. Devemos ficar atentos por que alguns hábitos de vida podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.

Mesmo sendo uma doença que não tem cura, o tratamento pode ser estabelecido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, diminuindo o risco de fraturas e de doenças associadas. É importante que a pessoa vá ao médico regularmente e tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios. O médico também pode recomendar o uso de suplementos ou medicamentos que vão ajudar no processo de reabsorção de cálcio e formação da massa óssea.

O médico que pode ajudar no tratamento tanto da artrose como da osteoporose é o reumatologista. No Centro Médico Saúde da Família você pode marcar uma consulta de um jeito bem fácil sem precisar esperar muito. É só clicar aqui e mandar sua mensagem pelo ZAP.

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que precisa saber dessas informações, compartilhe em suas redes sociais.