Especialidade: Gastroenterologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

Trata-se da especialidade médica que estuda o funcionamento do sistema digestivo

diagnosticando e tratando doenças ou problemas que envolvem ou atingem os seguintes órgãos: boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, cólon ou íleo.

Artigos sobre Gastroenterologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Doença do refluxo gastroesofágico

Trata-se de uma doença caracterizada pela alteração do fluxo normal da digestão, na qual os ácidos presentes no estômago voltam pelo esôfago, deixando de seguir o fluxo correto.

Gastrite

A gastrite é a inflamação da mucosa interna do estômago, podendo ser aguda ou crônica.  Os principais sintomas são perda de apetite, náuseas, azia e sensação de queimação.

Cálculo na vesícula

A vesícula biliar tem como função o armazenamento da bile, líquido produzido pelo fígado que desempenha papel importante na digestão de gorduras no intestino. Os cálculos na vesícula biliar são caracterizados pelo depósito e junção de fragmentos de material sólido neste órgão, ou seja a formação de pequenas massas (pedras) a partir da bile.

Hepatite

Trata-se da inflamação do fígado, podendo ter como causas a presença de algum vírus, classificados por letras – A, B, C, D e E,  o uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Além disso, é possível que seja causada por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os principais sintomas são febre, enjôo, mal estar, cansaço, dor abdominal, urina escura, vômito, pele e olhos amarelados, tontura e fezes claras.

Pancreatite

Trata-se da inflamação do pâncreas.  A pancreatite pode começar de forma rápida e durar dias ou pode repetir-se, ocorrendo ao longo de anos. Pode ser aguda ou crônica.

Dentre as causas, estão pedra na vesícula – cálculos biliares – e consumo excessivo de álcool. Os sintomas característicos de pancreatite são dor na parte superior do abdômen, náuseas e vômitos.

Hemorroidas

Caracterizadas pelo inchaço (ou dilatação) e inflamação das veias no reto e no ânus, resultando em desconforto e sangramento. Podem ser internas ou externas, apresentando sintomas como coceira, sangramento, dor ou ardência ao evacuar e saliência palpável no ânus.

Outras Doenças

É importante destacar que o gastroenterologista tem um papel fundamental para identificar e tratar também as seguintes doenças:

  • Pólipos no cólon;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Doenças de úlceras;
  • Diverticulite;
  • Câncer gastrointestinal.
Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico gastroenterologista?

Esse especialista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema digestivo.

Que técnicas o gastroenterologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O gastroenterologista realiza consulta, que inclui exame físico e anamnese (avaliação ou análise dos aspectos fisiológicos e análise de histórico familiar). Além disso, geralmente, são necessários exames complementares, os quais são analisados para confirmar  o diagnóstico. Em seguida, o tratamento mais adequado é indicado, podendo ser clínico ou cirúrgico.

Qual a importância de consultar um médico gastroenterologista?

O Gastroenterologista é o médico que cuida da saúde do trato gastrointestinal. Sendo assim, ele é responsável por tratar qualquer tipo de alteração ou doença que acometa essa área, sendo importante não somente para o tratamento, mas também para prevenção de problemas que causem desconforto e/ou doenças mais graves.

Quando ele deve ser consultado?

A consulta com um gastroenterologista é indicada quando o paciente tem sintomas que acometem os órgãos relacionados à digestão, sendo o caso do estômago, intestino e pâncreas.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

É indicada a necessidade quando o paciente sente, frequentemente e demasiadamente, enjoos ou tenha dores abdominais, diarreia ou queimação no estômago.

Não pare de aprender

Artigos sobre Gastroenterologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by