Você sabia que as doenças do coração são a principal causa de morte no mundo? Sim é verdade, infelizmente isso é um dado confirmado pela Organização Mundial da Saúde. 

Porém, atualmente precisamos redobrar nossa atenção, já que no cenário atual de pandemia, as mortes por doença cardiovascular apresentaram um aumento de 31% no Brasil. Esse crescimento aconteceu, porque, segundo especialistas, por medo de contaminação pela Covid-19, muitos pacientes começaram a evitar ir aos hospitais e clínicas resultando na redução da continuidade dos tratamentos médicos. 

Não podemos abrir mão de uma área da nossa saúde por causa de outra. O importante é cuidarmos 100% da nossa saúde, com toda segurança e atenção. Aqui no Centro Médico Saúde da Família, você pode realizar consultas online, ajudando assim nos cuidados com a saúde e preservação do distanciamento social. 

Os problemas no coração são frequentes e por isso precisamos buscar um médico cardiologista.  Ele é o médico que faz o diagnóstico, trata as doenças do coração e outros componentes do sistema circulatório.

Saúde do coração: alguns sintomas para ficar atento

Muitas vezes estamos nos sentido saudáveis, ou achamos que não temos idade para ir ao cardiologista. Porém, temos que tomar cuidado com isso! Independente da idade, bom mesmo é fazer check-up, uma vez por ano, pois os exames servem para controlar a boa saúde e rastrear qualquer problema de forma precoce.

Caso você ainda não saiba a importância de fazer um check-up confira aqui

Sintomas de problemas no coração

Antes de listamos alguns sintomas que podem indicar problemas no coração, é importante você lembrar que nada que dissermos aqui substitui uma consulta médica. 

Se você estiver com dores no peito, dificuldade para respirar ou pontadas no peito, procure um cardiologista. Antes de iniciar a prática de alguma atividade física também é muito importante procurar um médico cardiologista.

Outros sintomas comuns são: cansaço constante, mesmo em repouso, acordar com tosse no meio da noite, inchaço nas pernas, tornozelos e pés, falta de ar ao realizar pequenos esforços ou em repouso, batimentos do coração muito rápidos ou mais lentos do que o habitual, batimentos do coração irregulares e pele pálida ou azulada.

Powered by Rock Convert

Quais exames envolvem a consulta com Cardiologista?

Ao visitar um cardiologista ele possivelmente solicitará alguns exames, para que o diagnóstico seja correto. Existem alguns diferentes tipos de exames cardiológicos, separamos uma lista com alguns deles. Confira:

Ecocardiograma: o exame que concede imagens em movimento das diferentes estruturas cardíacas: válvulas, tamanho das cavidades, funções e outros aspectos.

Radiografia: o raio x é utilizado para a avaliação da estrutura do coração, incluindo o seu  tamanho. Também permite ao médico ter uma visão geral sobre todo o complexo sistema de veias, vasos e artérias.

Eletrocardiograma: ele é um exame simples, que analisa os batimentos do coração por meio de eletrodos metálicos colocados sobre a pele do paciente.

Holter: é um tipo de eletrocardiograma de alta duração. O que o exame faz é estender o tempo de observação da atividade elétrica do paciente. Ele acontece a partir de aparelho do pequeno, que fica com o paciente durante 24 horas, posicionado na altura da sua cintura, com eletrodos que coletam dados durante todo o dia.

MAPA: ele é parecido com o do Holter, porém com objetivos bastante diferentes. Enquanto o Holter investiga arritmias, o MAPA acompanha casos de pressão alta e baixa. A partir de um aparelho posicionado no braço do paciente, são realizadas medições automáticas da pressão arterial a cada 15 minutos.

Teste ergométrico: é um teste de esforço, utilizado para observar as possíveis complicações quando a pessoa está em repouso ou em atividade. Para avaliar é pedido ao paciente para andar de bicicleta ou correr na esteira a um ritmo acelerado.

Ressonância magnética: Técnica que é bastante usada para obter as imagens da região torácica e do coração. Aqui é possível detectar anomalias e avaliar o seu tamanho.

Quer marcar uma consulta? Um exame? Ou até mesmo um check-up? No Centro Médico Saúde da Família, você pode cuidar da saúde do seu coração. Clique AQUI e entre em contato com a gente.

Deixar uma Mensagem de Resposta

Agendar Consulta
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?