Especialidade: Ortopedia Geral

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de “Ortopedia e Traumatologia”.

A Ortopedia Geral é uma especialidade médica que o médico especialista tem a responsabilidade de oferecer o diagnóstico e o tratamento de lesões nos músculos, ossos, articulações e ligamentos do nosso corpo. Em outras palavras, o Ortopedista cuida de problemas no nosso sistema locomotor.

Um importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde é comum os praticantes terem lesões esportivas com características próprias de cada esporte.

As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares. Além disso, também os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, o que pode até mesmo afastar o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Como comentamos, o ortopedista trata os problemas mecânicos relacionados aos ossos, entre eles as fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes. Existem algumas doenças ortopédicas que são comuns, entre elas estão a tendinite, a hérnia de disco, bursite e distensão muscular.

Artigos sobre Ortopedia Geral

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são as estruturas que ligam os músculos aos ossos, causando dor localizada, dificuldade de movimentação do membro afetado, podendo também ocorrer um leve inchaço ou vermelhidão no local.

De modo geral, o tratamento da tendinite é realizado com uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e também com algumas sessões de fisioterapia. Além disso é importante que o paciente repouse a região afetada para que o tendão tenha a possibilidade de curar.

Hérnia de Disco

A hérnia de disco é uma doença causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral. Esse disco é uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras.

Quando um deles sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento.

De modo geral, esse transtorno aparece na parte inferior das costas. Quando isso acontece, o incômodo irradia para pernas e pés. Outro foco de hérnias é o pescoço, caso isso aconteça toda a região cervical sofre.

A hérnia de disco pode afetar pessoas dos 30 aos 60 anos de idade, sendo a predisposição genética a principal causa do problema. O sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Bursite

A bursite é uma doença que causa inflamação das bursas. As bursas são pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. Essa lesão pode atingir e incomodar os ombros, quadril, joelhos, pés e cotovelos. Ela tem como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

A bursite aguda pode ser causada por, traumatismo direto, esforço repetitivo com a articulação afetada, excesso de peso, desidratação do tendão, da bursa ou da articulação. Muitas vezes a tendinite leva à bursite e a bursite leva à tendinite.

O tratamento da bursite é parecido ao da tendinite, ele pode ser feito meio de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia.

Distensão Muscular

A distensão muscular acontece quando um músculo se estica demais. Isso gera a ruptura de algumas fibras musculares ou até mesmo de todo o tendão ou músculo envolvido. Este tipo de lesão acontece, mais especificamente no tendão ou na junção músculo-tendínea, que é o local da união entre o músculo e o tendão, próximo da articulação.

Como comentamos, uma tensão muscular é produzida pela tensão ou esforço exercido sobre o músculo e que não pode suportar. Isso pode acontecer por alguns motivos, como por exemplo, o músculo pode não estar pronto para um esforço repentino; a tensão pode ser forte demais para o músculo suportar ou até mesmo o músculo é usado demais no mesmo dia.

Algumas partes do corpo têm músculos que são mais propensos a se distender do que outros, por exemplo:

  • Tendões dos tendões;
  • Inguinal;
  • Lombar;
  • Bezerro.

Os fatores de risco de sofrer uma tensão muscular são, as atividades esportivas, músculos tensos, fadiga, esforço excessiva e um clima frio.

O principal sintoma da distensão muscular é a dor muito forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida. A pessoa pode sentir dificuldade para caminhar, quando a perna é afetada, ou dificuldade para movimentar o braço quando este é afetado.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico Ortopedista?

O Ortopedista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões nos músculos, ossos, articulações e ligamentos.

Que técnicas o Ortopedista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

As técnicas e métodos aplicados irão variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Mas algumas dessas técnicas que podem ser destacadas estão a fisioterapia, os tratamentos com medicamentos via oral e as cirurgias.

Qual a importância de consultar um médico Ortopedista?

Ainda que pareça óbvio, é importante sempre lembrarmos que, sentir dor não é normal. Muitas pessoas “se acostumam” com determinadas dores e acabam não procurando ajuda médica. Ir ao Ortopedista é muito importante para que os desconfortos físicos sejam logo diagnosticados e tratados, para que a cura seja mais rápida.

Quando ele deve ser consultado?

A ida ao Ortopedista pode ser direcionada por um médico Clínico Geral, ou o próprio paciente pode ir diretamente, caso tenha alguns sintomas, como as dores constantes nas costas, cansaço excessivo, formigamentos, rigidez matinal e calor nas articulações.

Também é importante que o paciente fique atento aos inchaços que possam surgir nas articulações, além de observar sua própria estrutura corporal, com o objetivo de identificar desigualdades e alterações na cintura, nos membros ou em outras partes do corpo.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

O médico Ortopedista deve ser procurado quando sintomas como dores constantes nas costas, cansaço excessivo, formigamentos, rigidez matinal e calor nas articulações.

Não pare de aprender

Artigos sobre Ortopedia Geral

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3214-5426

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 1251
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
× Agende sua Consulta!