Especialidade: Geriatria

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

A medicina geriátrica ou geriatria é a parte da medicina que foca no estudo, na prevenção, no tratamento de doenças e da incapacidade de pessoas com idades avançadas.

A geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.

O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.

O geriatria tem o objetivo de acompanhar pessoas com idade superior a 60 anos, utilizando três abordagens diferentes: prevenção, acompanhamento e tratamento.

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas.

Artigos sobre Geriatria

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Demências

Diferente do que o senso comum diz, as demências não são “loucura”. Em medicina, porém, a palavra demência tem significado diferente. Ela é empregada para definir quadros que se caracterizam por deficiência cognitiva persistente e progressiva.

As demências são resultantes do declínio progressivo da capacidade intelectual do indivíduo; não têm cura, mas têm tratamento.

Hipertensão Arterial

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

A diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Dores de cabeça

A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos que deixa os ossos frágeis e porosos.

À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur.

Incontinência Urinária

A incontinência urinária – perda involuntária de urina – é um problema comum e muitas vezes constrangedor.

A gravidade varia: em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros casos, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico Geriatra?

O Geriatra é o médico especializado no ramo da medicina que trata das doenças em pessoas de idade avançada. Um Geriatra trabalha com doenças específicas dos idosos e com doenças comuns em todas as idades, mas com tratamento específico para a fase.

Que técnicas o Geriatra utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes.

Qual a importância de consultar um médico Geriatra?

Além de tratar doenças, o geriatra também auxilia no processo de envelhecimento saudável. Ou seja, mesmo sem estar doente é fundamental ir ao médico. 

Quando ele deve ser consultado?

Muitos médicos recomendam ir ao geriatra a partir dos 40 anos. Quanto antes se prevenir das doenças, melhor e mais saudável será a terceira idade. O que importa é que independente da idade a pessoa pense na sua saúde e no envelhecimento com qualidade.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

No caso do geriatra o ideal é não esperar sintomas para ir ao médico, mas sim ir de forma preventiva. Caso isso não aconteça, os sintomas que podem levar alguém ao geriatra são variados como os do clínico geral.

Não pare de aprender

Artigos sobre Geriatria

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by