Especialidade: Mastologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

Mastologia é a área da medicina responsável pelo estudo das glândulas mamárias.

Desta forma, estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. O mastologista é o médico responsável por cuidar da saúde das mamas, desde os exames e diagnósticos, tratamentos, cirurgias até o controle periódico. A mama é uma das partes do corpo mais afetadas por células cancerígenas, por isso a mastologia é uma especialidade tão importante.

Artigos sobre Mastologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Câncer de Mama

O câncer de mama é a principal doença que trata um mastologista. Ele é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e é causado pela multiplicação de células da mama, formando um tumor.

Podem haver variados tipos de câncer de mama e ele pode evoluir de diversas maneiras. Há tratamento para essa doença, mas é de suma importância que as mulheres façam consultas de rotina e o auto- exame, para que estejam sempre atentas à qualquer mudança.

Mastite

A mastite é uma inflamação que ocorrem nas glândulas mamárias, podendo ocorrer em qualquer fase da amamentação, porém, sendo mais comum no puerpério. Essa inflamação pode ou não evoluir para um infecção e é causada por uma bactéria que é alocada na flora da boca do bebê.

Nódulos e assimetrias

Toda mulher, ao chegar em determinada fase da vida, passa por mudanças no corpo. Essas mudanças hormonais podem vir acompanhadas do surgimentos de nódulos e assimetrias na região do seio, sendo assim necessário um acompanhamento com um médico mastologista.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico mastologista?

A área da mastologia é responsável por cuidar da saúde das mamas femininas. Essa especialidade visa examinar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de alteração ou problemas dessa região. Um médico mastologista é previamente formado em ginecologia, passando depois por uma especialização em mastologia.

Que técnicas o mastologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

Detectar alterações mamárias precocemente é o caminho mais assertivo para a cura de eventuais doenças. Para que isso aconteça, na consulta com seu mastologista, ele poderá fazer e pedir uma série de exames, como:

  • Exame clínico de mamas, onde o médico inspeciona, através de palpação, e procura possíveis anormalidades;
  • Mamografia, onde é feito um Raio-x da mama;
  • Ultrassonografia, feita através de um aparelho de ultrassom;
  • Ressonância magnética, feita com um aparelho RM, sendo um exame indolor;
  • Biópsia, que consiste na remoção de uma parte do tecido, sendo a única maneira de afirmar se há câncer.

Tais exames são necessários para que haja um diagnóstico preciso e, ao final, fazer a indicação correta do tratamento que mais se encaixa nas necessidades momentâneas do paciente.

Qual a importância de consultar um médico mastologista?

O câncer de mama no brasil é a doença mais comum acometida pelas mulheres, chegando a 25% de casos novos a cada ano. Além desses tumores, existem outras doenças mamárias que, quando não tratadas, podem se agravar ou desencadear problemas mais graves. Por conta disso a visita à um mastologista é imprescindível e importante, para que haja um acompanhamento e, sempre que possível, um diagnóstico precoce de qualquer alteração.

Quando ele deve ser consultado?

Toda mulher deve procurar um mastologista e, a partir dos 35 anos fazer uma consulta anual. Mas se você sentir a presença de nódulos nos seios durante o autoexame ou se algum familiar tiveram câncer de mama ou outro tipo de câncer é importante procurar esse médico.

Mas é importante destacar que os homens também podem sofrer com doenças na mama, como é o caso da ginecomastia, doença que leva ao crescimento das glândulas mamárias de forma anormal para o corpo de um homem. Eles também podem ter câncer de mama. Ainda que não seja comum, os homens precisam estar atentos.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

A consulta com um mastologista deve ser anual. No entanto, se for percebido qualquer tipo de alteração, como nódulos, aumento anormal do volume das mamas, secreção ou retração no mamilo, deve-se adiantar essa visita o quanto antes. Portanto, é de suma importância o auto-exame para um acompanhamento ainda mais preciso.

Não pare de aprender

Artigos sobre Mastologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by