Especialidade: Ginecologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

A ginecologia é a prática da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas.

De modo geral, o primeiro contato das mulheres com o médico ginecologista acontece na adolescência, quando o pediatra não é o médico mais adequado para acompanhar e solucionar questões que envolvem, por exemplo, o início da vida sexual.

São várias as doenças diagnosticadas e tratadas pelo ginecologista, tais como a descoberta de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), prevenção de câncer do colo do útero, acompanhamento do uso de anticoncepcionais, descoberta e acompanhamento gestacional, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e outras condições.

Artigos sobre Ginecologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

DSTs

As DSTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher.

Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV.

Câncer do Colo do Útero

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que surge na parte inferior do útero, região em que ele se liga com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal.

Porém, hoje em dia é possível identificar o câncer em seu estágio inicial e assim dar início ao tratamento.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Existem vários tipos de câncer de mama, por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos de câncer de mama têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Dores de cabeça

Os cistos de ovários são muito frequentes e alguns desses cistos podem causar dor pélvica e eventualmente necessitam de tratamento cirúrgico. Entretanto, a maioria dos cistos são funcionais, que aparecem e desaparecem sozinhos e não precisam ser operados.

Os principais sintomas da doença são, ciclos menstruais irregulares, crescimento de pelos no rosto e corpo, muita acne e ganho de peso.

Endometriose

A endometriose é formada pela descamação do tecido que reveste o útero durante a menstruação.

Ainda que algumas mulheres não apresentem sinais, a endometriose é descoberta em virtude de fortes cólicas existindo a necessidade de tratamentos com remédios analgésicos e dores bastante intensas inclusive nas relações, podendo até impedir a atividade sexual.

A endometriose possui vários estágios, e é recomendável que haja a rápida visita a um médico ginecologista caso identifique algum dos sintomas.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico Ginecologista?

O ginecologista é o médico responsável pelo cuidado com a saúde das mulheres. O profissional é o especialista que realiza os exames preventivos e trata as doenças ligadas ao aparelho reprodutivo feminino. Para isso, é necessário que ele tenha uma qualificação médica tanto clínica quanto cirúrgica.

Que técnicas o Ginecologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

Ao visitar o ginecologista, principalmente pela primeira vez, o médico terá uma longa conversa com a paciente, com o objetivo de conhecer seus hábitos e já poder identificar possíveis abordagens.

Por exemplo, caso a mulher seja virgem, alguns exames não são realizados. Existem exames que podem ser realizados pelo médico, no próprio consultório e outros ele realiza o encaminhamento para que a paciente realize.

Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são: Toque vaginal, Exame especular, Exame clínico das mamas, Papanicolau, Colposcopia, Vulvocospia, Videocolposcopia. 

Qual a importância de consultar um Ginecologista?

A mulher precisa realizar o acompanhamento ginecológico de forma rotineira, precisa estar em sua lista para chek-up.. Isso porque a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma boa saúde.

Existem doenças não apresentam sintomas visivelmente perceptíveis, como corrimento, dor e coceira, por exemplo. Ou seja, apenas durante uma consulta com o ginecologista, a realização de exames e uma avaliação completa que será possível descobrir alterações ou irregularidades e buscar a melhor forma de tratamento.

Quando ele deve ser consultado?

É recomendado ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano para realizar exames preventivos, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero, que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer.

Além disso, também é importante ir ao ginecologista para identificar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis ou gonorreia ou fazer uma ecografia ginecológica para avaliar uma gravidez, por exemplo.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

Além da necessidade de ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano, as mulheres também precisam estar atentas a alguns sintomas, como: ciclo menstrual desregulado, corrimento amarelado, mau cheiro ou coceira, dor ao urinar, disfunção sexual e caroços na mama.

Não pare de aprender

Artigos sobre Ginecologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3214-5426

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 1251
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
× Agende sua Consulta!