Especialidade: Infectologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

Infectologia é a área da medicina que engloba a prevenção e o tratamento de doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, hepatites, HIV e sífilis.

Também são tratadas outras infecções, como urinária, herpes labial ou genital simples e recorrentes. Doenças como a dengue e Zika vírus também são tratadas pelo infectologista.

A infectologia também pode ajudar no tratamento de infecções hospitalares e doenças que podem surgir durante a gestação, como a toxoplasmose e citomegalovírus, além de auxiliar no combate das infecções que se espalham pelo ambiente e prevenção de uma epidemia.

As doenças infecciosas são causadas por bactérias, vírus, fungos ou protozoários.

Existem bactérias e fungos que estão presentes no organismo sem causar qualquer dano, porém, quando acontece alguma alteração no sistema imunológico, esses microrganismos podem aumentar e se espalhar, causando doenças ou, até mesmo, facilitando a entrada de outros microrganismos, causadores de doenças.

Esse tipo de enfermidade pode ser adquirida pelo contato direto com o agente infeccioso, com água ou alimentos contaminados, através da via respiratória, sexual e até mesmo por meio de ferimentos causados por animais.

Quando as doenças infecciosas são transmitidas de uma pessoa para outra, são chamadas de doenças infectocontagiosas.

Artigos sobre Infectologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora
Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico infectologista?

O médico infectologista é o profissional responsável por auxiliar no combate das infecções que se espalham pelo ambiente. Ou seja, é o especialista capacitado para diagnosticar e tratar as doenças infecciosas e infectocontagiosas, causadas por vírus, bactérias, fungos entre outros microrganismos.
Ele pode ajudar na prevenção de uma epidemia. Quando for necessário, irá prescrever ações que vão desde a administração de vacinas até mesmo à desinfecção de salas e equipamentos.

Que técnicas o infectologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O infectologista, é responsável pelo diagnóstico clínico dos pacientes, medidas preventivas, tratamentos dos pacientes com infecções causadas por microrganismos, e tem como objetivo analisar clinicamente o quadro em questão. Além disso indica a terapia mais adequada ao caso e previne processos infecciosos. Realiza ainda o acompanhamento dos pacientes a fim de promover uma melhor qualidade de vida.

Qual a importância de consultar um médico infectologista?

Doenças infecciosas são a causa de grandes epidemias no Brasil. O médico infectologista é especialista em não somente diagnosticar doenças que acometem os órgãos do corpo, mas também de tratar, imunizar através de vacinação, aconselhamento na prescrição de Antimicrobiano e, dentro de hospitais, controlando possíveis epidemias , possibilitando, assim, um tratamento mais adequado para seu caso.

Quando ele deve ser consultado?

Geralmente, a maioria dos pacientes são encaminhados para um infectologista depois de já ter passado em consulta com outro especialista, como um clínico geral ou ginecologista. Quando há uma infecção difícil de diagnosticar ou até mesmo de ser tratada, os pacientes são encaminhados ao infectologista. 

Além disso, quando o paciente descobre que contraiu alguma doença sexualmente transmissível, é muito importante consultar um infectologista. Em casos de viagens para destinos em que há riscos de infecção, consultar esse especialista é essencial, para informar-se a respeito das vacinas necessárias.

Não pare de aprender

Artigos sobre Infectologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by