Especialidade: Endocrinologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

A endocrinologia, é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo.

Fazem parte do sistema endócrino a hipófise, a tireóide, as glândulas reprodutivas, o pâncreas, o fígado, o hipotálamo, suprarrenais, gônadas e paratireoides. Outros tecidos também estão associados ao controle de substâncias reguladoras, como a gordura, o estômago, intestino, rins e a pele, por exemplo. Quando algo não está funcionando bem em uma das glândulas ou tecidos citados, vários problemas de saúde podem surgir.

Os distúrbios endócrinos podem ser divididos em três grupos principais:

  • Doenças causadas por deficiência hormonal;
  • Doenças causadas por níveis hormonais excessivos;
  • Doenças causadas pelo desenvolvimento de tumores (benignos ou malignos) nas glândulas endócrinas.

Artigos sobre Endocrinologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Diabetes

Mudanças dos níveis de açúcar no sangue, que decorrem da falta de produção ou de ação da insulina, que é um importante hormônio produzido pelo pâncreas. Existe também o que chamamos de “pré diabetes”, a qual é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea ou hipoglicemia.

Obesidade

Quando o excesso de peso ultrapassa um determinado limite, a pessoa passa a ter obesidade. Essa doença possui múltiplas causas e, apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, frequentemente, é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.

Doenças da Tireoide

Quando falamos sobre os desníveis que podem surgir na tireoide, podemos citar o hipertireoidismo – funcionamento excessivo da tireóide, com crescimento de níveis de hormônios tireoidianos no sangue – e o hipotireoidismo – mau funcionamento da tireóide, resultando na redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos. Além desses dois distúrbios, existem outros problemas que podem acometer essa glândula, como os nódulos tireoidianos e o bócio, o qual trata-se do crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço.

Além das citadas, há outras doenças da tireóide, como Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.

Além dessas três doenças endócrinas, há outras, como síndrome dos ovários policísticos, diabetes mellitus, obesidade, distúrbios menstruais e da fertilidade, distúrbios do crescimento e da puberdade, colesterol alto, crescimento excessivo de pelos (hirsutismo), doenças da hipófise, osteoporose, menopausa, andropausa e algumas outras.

Menopausa

É o nome dado ao último ciclo menstrual, o qual ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos. A partir deste acontecimento fisiológico, caracterizado pela queda nos níveis de estrogênio, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual (estrogênio e progesterona). Este momento da vida é chamado de climatério.
Dentre os sintomas, os principais são as ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, diminuição da libido e sintomas depressivos (choro fácil, tristeza, falta de interesse).

Andropausa

A andropausa é um evento fisiológico de “transição” na vida do homem. Caracterizado pela queda do hormônio testosterona, ocorre de forma gradual, geralmente, entre os 40 e 55 anos.
Conforme a transição e as alterações vão acontecendo, é possível notar mudanças em atitudes e de humor, cansaço, perda de energia, libido e agilidade física.

Outras Doenças

É importante destacar que o endocrinologista tem um papel fundamental para identificar e tratar também as seguintes doenças:

  • Reposição hormonal;
  • Excesso de pelos;
  • Distúrbios da puberdade;
  • Doenças da hipófise;
  • Osteoporose.
Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico endocrinologista?

O médico endocrinologia estuda as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzido. Além disso, estuda as alterações metabólicas e distúrbios decorrentes da deficiência ou excesso hormonal.

Que técnicas o endocrinologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O endocrinologista pode solicitar uma série de exames com o objetivo de identificar se há produção excessiva ou deficiente de algum hormônio, quais são as glândulas envolvidas e a causa do desequilíbrio hormonal. A indicação de tratamento varia de pessoa para pessoa, pois depende da causa. Portanto, cada paciente deve ser avaliado de forma individual, para que sejam levadas em conta suas particularidades.

Qual a importância de consultar um médico endocrinologista?

O médico endocrinologista é especializado em tratar distúrbios nas glândulas endócrinas. Essas glândulas são estruturas responsáveis por enviar hormônios para o sangue. Se consultar com um endocrinologista é importante, pois ele que irá diagnosticar e tratar esses distúrbios da saúde, para assim restabelecer ou melhorar o desempenho das funções do organismo.

Quando ele deve ser consultado?

É importante consultar um endocrinologista se notar alterações no peso, tanto ganho quanto perda, sede em excesso, irregularidades no ciclo menstrual, mudanças no organismo, como problemas em relação ao sono.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

Os principais sintomas são cansaço, agitação, rouquidão, pele seca, unhas fracas, dificuldades de concentração, fome associada à perda de peso.

Não pare de aprender

Artigos sobre Endocrinologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by