Especialidade: Odontologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

A Odontologia é uma área da saúde responsável pelos cuidados da saúde bucal das pessoas.

Ela atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, dentes e gengiva. Por meio de exames clínicos e radiográficos é possível obter diagnósticos e propor o melhor tratamento, possibilitando o direcionamento para as áreas mais específicas.

O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc. Mas principalmente, na prevenção de doenças dentárias e sistêmicas, em especial de manifestação oral destas doenças como câncer, leucemia, disfunção da articulação temporomandibular, dentre outras.

Além disso também pode atuar na estética (dentística).

As patologias que acometem a boca podem gerar complicações e devem ser tratadas com seriedade.

Artigos sobre Odontologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Cárie

Esta é uma das doenças bucais mais comuns, especialmente entre a população infantil.

A cárie se origina dos ácidos liberados no processo de metabolização dos açúcares consumidos. Os ácidos provocam a desmineralização dos dentes, corroendo o esmalte e a dentina (estruturas calcificadas que compõem a dentição).

Surgem graves infecções quando há excesso deste ácido reagindo nos tecidos dentários, podendo chegar à destruição total dos dentes mais afetados.

Placa Bacteriana

A placa bacteriana, também bastante é muito comum, ela é caracterizada pela formação de uma película viscosa e sem cor ao redor dos dentes, da gengiva e da língua.

A película é formada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos vãos entre dentes e gengiva (por decorrência da má escovação), e se concentra mais rapidamente quando há consumo frequente de açúcares.

A placa bacteriana é o estágio inicial para o surgimento de cáries, mau hálito e infecções nas gengivas.

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, que acontece por consequência da placa bacteriana: quando há grande concentração de bactérias e restos de alimento sobre os tecidos gengivais, cria-se a condição perfeita para um quadro de gengivite.

Essa inflamação provoca sensibilidade, inchaço, vermelhidão e sangramento das gengivas, principalmente durante a escovação.

Em quadros mais avançados, surgem bolsas entre os dentes e a gengiva, e há grande predisposição para halitose.

Periodontite

A periodontite é uma consequência da gengivite não tratada, ela se caracteriza pelo comprometimento de todos os tecidos e fibras que sustentam a dentição, por conta das bactérias alojadas na região bucal por longos períodos.

Quando os processos inflamatórios da gengiva aumentam de proporção e atingem os tecidos de sustentação, pode haver queda dos dentes – inclusive, a periodontite é a principal causa de perda dentária entre adultos.

Afta

As aftas são pequenas erupções que aparecem na mucosa bucal são causadas por um equívoco do sistema imunológico: o corpo interpreta pequenos ferimentos na boca como bactérias e os ataca, aumentando a lesão e gerando a úlcera. 

Também pode ser desencadeada por elevados níveis de estresse, poucas horas de sono, distúrbios gastrointestinais, consumo de cigarro ou ingestão de comidas muito ácidas.

Halitose

Também conhecida como mau hálito, é uma condição incômoda que interfere na qualidade das relações interpessoais do indivíduo.

Sua causa está vinculada à má escovação dos dentes e principalmente da língua, onde ficam acumuladas bactérias e restos de alimentos que provocam mau cheiro.

Também pode estar relacionada ao tabagismo, ao alcoolismo ou a infecções bucais.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um odontologista?

O odontologista é o responsável pela prestação cuidados odontológicos. Este profissional faz restaurações, combate doenças da boca e gengiva, realiza cirurgias para remoção de dentes, limpeza e clareamento dos dentes e atua na orientação higiene bucal.

Que técnicas o odontologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O odontologista realiza a avaliação das necessidades do paciente, de modo geral, em seu consultório, com os instrumentos apropriados. Mas, caso necessário, solicita exames, como de imagem, por exemplo, para assim realizar os procedimentos corretos.

Qual a importância de consultar um odontologista?

Infelizmente, muitas pessoas buscam o auxílio desses profissionais apenas quando existe alguma alteração evidente ou desconforto latente. Porém, ir regularmente ao odontologista, ou dentista, é fundamental para a saúde bucal.

Nas consultas regulares, o profissional ajudará a prevenir problemas bucais, realizar tratamentos de longa duração, prevenir problemas de saúde que não seja necessariamente bucais e realizar limpezas profundas, que não são possíveis apenas com a escovação diária.

Quando ele deve ser consultado?

O dentista precisa ser consultado pelo menos uma vez por ano e em caso de sintomas como, dor nos dentes, halitose constante, excesso de aftas e questões estéticas.

Não pare de aprender

Artigos sobre Odontologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3214-5426

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 1251
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
× Agende sua Consulta!