Especialidade: Urologia

A Saúde da Família tem o compromisso de fornecer a seus clientes tratamento médico e odontológico de excelência por um preço justo e um atendimento humanizado.

A Urologia é uma especialidade da medicina que é responsável sistema urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino.

Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.

O Urologista é o responsável por verificar o funcionamento de órgãos e outras estruturas, como os rins, uretra, bexiga, próstata, pênis, o ducto que coleta e armazena os espermatozoides, glândulas adrenais e epidídimo (tubo responsável por levar a urina da bexiga para fora do corpo).

A lista de doenças diagnosticadas e tratadas pelo urologista é bem extensa, por ser uma especialidade médica que está presente no acompanhamento dos pacientes em diferentes fases da vida, tanto para os homens como para as mulheres.

Entre as principais doenças tratadas pelo Urologista está a infecção urinária, obstrução urológica, fimose, pedra nos rins, incontinência urinária e câncer de próstata.

Artigos sobre Urologia

Acesse Nosso Blog

Agende uma Consulta Para Hoje!

Agendar Agora

Infecção Urinária

A infecção urinária ou infecção do trato urinário (ITU) é um processo infeccioso no sistema urinário, que é provocado por bactérias que invadem alguma das estruturas, pode ser a bexiga, uretra, rins ou ureteres.

Diversos fatores que podem provocar uma infecção urinária. Por exemplo, a falta de higiene, baixa ingestão de água, prender a urina, ficar por muito tempo com o absorvente e uso inadequado de produtos que afetam o pH vaginal (como sabonetes íntimos ou medicamentos).

Obstrução urológica

A obstrução urológica, também chamada de estenose uretral, é uma obstrução urológica que se caracteriza por um bloqueio em alguma parte do sistema urinário, dificultando ou impedindo o paciente de urinar.

A obstrução urológica é bem mais comum nos homens, ainda que também possa surgir nas mulheres.

Nos homens, é mais comum por causa do envelhecimento, devido à hiperplasia da próstata (que é um inchaço da região).

Além da dificuldade em liberar a urina, podem ocorrer dor forte, dilatação da bexiga e maior facilidade em contrair infecções devido ao acúmulo de urina na bexiga.

Fimose

A fimose é caracterizada por um um estreitamento da pele do prepúcio (pele que recobre o pênis), impedindo que a glande do pênis fique exposta totalmente durante uma ereção.

Apesar de ser mais comum durante a infância e ir regredindo de acordo com o crescimento da criança, a fimose também pode acometer os adultos.

É possível que o paciente tenha de usar pomadas ou fazer cirurgia, pois é uma condição que pode provocar dor, fissuras e dificultar a higiene.

Pedra nos rins

A pedra nos rins é bem comum e também é conhecida também por cálculo renal. Essa doença é caracterizada pela formação de pedras nos rins.

A maior causa se dá pela absorção excessiva de minerais pelo intestino, o que acaba sobrecarregando os rins. A partir disso acontece a formação de massas sólidas (pedrinhas) que se concentram na urina.

Por ser difícil a passagem desses cristais pelo trato urinário, a condição pode causar bastante dor no paciente, especialmente na região lateral do abdômen.

Para ajudar no tratamento, é importante que o paciente ingira bastante água. Em casos mais graves, pode ser necessário cirurgias para remover as pedras.

Câncer de próstata

É uma patologia que acomete os homens é causada pela presença de um tumor na região da próstata.

É uma condição muitas vezes não apresenta sintomas, por isso necessita de um monitoramento mais frequente para prevenção.

Os pacientes com esse diagnóstico podem precisar de radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia ou passar por procedimentos cirúrgicos, o que pode ser feito com o acompanhamento do urologista oncológico.

Não Fique com Dúvidas

Perguntas Frequentes

O que faz um médico Urologista?

O Urologista é o médico especialista em Urologia e pode acompanhar pacientes em diferentes fases da vida, começando na formação fetal, passando pela infância e adolescência, vida adulta e chegando à terceira idade.

O Urologista é, portanto, o médico responsável por atuar nessa especialidade, atendendo em consultório, realizando exames diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e no acompanhamento de pacientes internados.

Que técnicas o Urologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

Para cuidar ou investigar as doenças urológicas como infecções urinárias, infertilidade, impotência sexual, câncer de próstata, ejaculação precoce e outras patologias, pode solicitar, realizar ou orientar o paciente para diferentes exames e procedimentos.

Entre os mais comuns estão o exame de próstata e a vasectomia, além da realização de procedimentos cirúrgicos, como na retirada de tumores.

Qual a importância de consultar um médico Urologista?

Tanto para o homem como para a mulher é muito importante consultar o médico Urologista. Existem algumas doenças urológicas que não apresentam sintomas e a melhor forma de combatê-las é a prevenção.

O câncer de próstata é uma dessas doenças que não apresentam sintomas e precisam ter a atenção dos homens, pois podem trazer graves e até fatais consequências.

Quando ele deve ser consultado?

É importante consultar o Urologista sempre que houver algum problema de saúde relacionado ao urinário em ambos os sexos ou ao sistema reprodutor dos homens. Porém, dependendo da condição do paciente, o tratamento pode ser feito por um especialista de outra área ou em conjunto do urologista.

Em casos de infecções urinárias, o paciente pode receber o tratamento e diagnóstico através de um clínico geral ou, no caso das mulheres, pela ginecologista.

Nesses casos, diante de complicações ou persistência do problema, o paciente pode ser encaminhado para o urologista, por este ser o médico especializado no tratamento.

Que sintomas indicam a necessidade de agendar uma consulta?

Existem alguns sintomas que precisam de nossa atenção, caso algum deles ou mais apareçam é importante procurar um Urologista. Por exemplo:

  • Presença de sangue na urina;
  • Alteração na cor da urina;
  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade excessiva ou urgente de urinar;
  • Dor ou ardor na hora de urinar;
  • Dor na pélvis ou costas;
  • Fluxo urinário muito fraco.

Os homens devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

  • Redução da libido;
  • Caroços no testículos;
  • Dificuldade em ter ou manter ereção;
  • Ejaculação precoce.
Não pare de aprender

Artigos sobre Urologia

Entre em Contato com Nossa Equipe

Agende uma Consulta

Telefone

Ligue para:
(84) 3113-1651

Unidade Igapó

Av. Bacharel Tomaz Landim, 501
Natal – RN

Unidade Bernardo Vieira

Av. Bernardo Vieira, 3372.
Natal – RN

WhatsApp

Adicione o número:
(84) 9 9141 2423

Quer tirar suas dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?
Powered by