Talvez você já use óculos há muito tempo e nem se lembra quando foi a última vez que fez um novo, ou verificou como estava seu grau. Mas quando é necessário  trocar o óculos?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre isso. É muito comum pessoas que já usam óculo há muito tempo se acostumarem e não visitarem o oftalmologista para que ele examine se está tudo correto.

Quando devo ir ao oftalmologista?

Aqui no blog do Centro Médico Saúde da Família já falamos um pouquinho sobre isso. Se quiser saber com mais detalhes leia esse outro artigo também – QUANDO PRECISO FAZER EXAME DE VISTA?

A consulta com o médico oftalmologista deve ser realizada em média uma vez por ano.

Essa visita anual não serve apenas para verificar o grau, se o paciente enxerga bem de longe ou de perto, mas também para diagnosticar possíveis doenças oculares como Glaucoma, Degeneração Macular entre outras como a Pressão dos olhos.

Por isso, é muito importante visitar o oftalmologista regularmente!

Powered by Rock Convert

Quais sinais mostram que preciso trocar de óculos?

Alguns sinais como dores de cabeça constante, dificuldades para ler a distâncias que antes não tinha, como esticar o braço para melhorar o foco e facilitar a leitura também é um grande indicador de que algo está errado.

Geralmente, a distância para uma boa leitura é em média de 40 cm (um palmo da ponta do nariz).

Além dos sinais biológicos que apontam para a necessidade de trocar de óculos, existem também o fator do óculos como um material, que com o passar do tempo se desgasta.

Em média, o tempo de vida útil dos óculos vai de 2 a 3 anos, após esse período os materiais que são produzidos os óculos e as lentes começam a perder a sua resistência e tendem a quebrar mais fácil ou perder seus ajustes originais.

Existem outras situações que nos mostram que possivelmente trocar o óculos seja necessário. Fique atento aos seguintes sinais:

  • Se o óculos não ficam alinhados no rosto
  • Se você tira e põe os óculos constantemente
  • Se olha muitas vezes por cima das lentes
  • Se não consegue ver televisão na cama

A saúde dos nossos olhos é extremamente importante e saber se está tudo certo com o óculos que usamos faz parte desse cuidado. Não deixe sua saúde para depois!

No Centro Médico Saúde da Família, você pode agendar uma consulta com o oftalmologista de um jeito bem fácil, é só mandar uma mensagem no nosso WhatsApp clicando aqui.

Deixar uma Mensagem de Resposta