Angiologista cuida de que?

Existem inúmeras especialidades médicas, só aqui, no Centro Médico Saúde da Família temos quase 30 tipos.

Se você chegou até esse texto, provavelmente está procurando informações sobre o que faz um angiologista, ou até mesmo, sobre cuida um médico angiologista. Neste texto vamos falar sobre tudo isso e um pouco mais.

Caso no final do texto ainda tenha dúvidas, não se preocupe estamos à disposição para te ajudar.

Boa leitura!

O que é angiologia?

A angiologia, é a especialidade médica responsável pelo estudo e tratamento clínico das doenças que podem acometer os vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais.

O médico angiologista atua em conjunto com a cirurgião vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que citamos.

O que faz um médico angiologista?

O angiologista é o médico especializado nos cuidados relacionados com os vasos sanguíneos e linfáticos. Por isso, ele é um profissional fundamental na área da saúde, afinal ele trata de algo que é essencial em nosso corpo: as artérias e veias.

Varizes, por exemplo, é um problema que afeta grande parte da população, sobretudo mulheres que sofrem com o problema não só esteticamente, mas também com muita dor e desconforto.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes atingem 45% das mulheres e 30% dos homens  com idade acima de 30 anos.

O angiologista também atua no tratamento e na prevenção de doenças circulatórias.

Quando o assunto são as doenças circulatórias, o médico realiza tratamentos clínicos e sem intervenção cirúrgica, com o objetivo de contornar o problema em suas fases iniciais.

Já quando falamos sobre prevenção de doenças circulatórias, o angiologista procura interferir mais no estilo de vida dos pacientes. Sempre alertando sobre cuidados com a alimentação e a necessidade de cuidados físicos.

É importante lembrar que o é muito importante procurar um angiologista ainda na fase inicial das doenças circulatórias, porque elas podem se agravar e causar sérios danos à saúde quando não tratadas no início.


Qual a diferença entre angiologista e cirurgião vascular?


O médico cirurgião vascular e o angiologista possuem especialistas muito próximas, porém eles executam trabalhos diferentes.

O angiologista, é especializado em tratar doenças vasculares de forma clínica, em outras palavras, usando medidas educativas, medicamentos, artigos e dispositivos não cirúrgicos.

Ele é mais procurado para o tratamento de varizes, quando surgem veias dilatadas e retorcidas que costumam aparecer nos membros inferiores.

Já o cirurgião vascular, como comentamos no tópico anterior, atua quando é necessário realizar procedimentos cirúrgicos para a correção das veias, artérias e vasos linfáticos.

O médico cirurgião vascular trata tanto os vasos da região abdominal, como das pernas, do tórax, do pescoço e também dos membros superiores. Ele atua na correção tanto de artérias com estenoses ( arteriais que sofreram estreitamento) como artérias dilatadas, obstruídas ou que sofreram algum tipo de traumatismo.


Quais são as principais doenças tratadas pelo angiologista?

Preparamos uma lista com as principais doenças que podem surgir no sistema circulatório,  que são diagnosticadas e tratadas pelo médico angiologista.

Varizes

É uma doença que acontece nas veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. São as estruturas responsáveis pelo retorno do sangue e têm elevada elasticidade para cumprir essa função.

O que pode acontecer, é que com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer o sangue retornar se torna ineficiente. Quando isso acontece, há o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e se formam as varizes.


Aneurisma

O aneurisma, é uma dilatação que acontece nas artérias, a estrutura responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para os tecidos. Essa doença é desencadeada por fatores como a hipertensão arterial.

A sua principal complicação é o rompimento do vaso, que pode acontecer no cérebro e na aorta, por exemplo.


Vasculite

É uma doença que consiste na inflamação dos vasos, tanto as veias como as artérias. Essa inflamação interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo.

Ela pode desencadear consequências graves para a saúde, dependendo da região do corpo humano, principalmente quando o problema está em órgãos vitais.

Aterosclerose

Ele é ocasionada em decorrência do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório. A aterosclerose, é uma doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que, infelizmente, pode levar o paciente a óbito.

Dessa obstrução, costumam ocorrer os infartos, doença que é caracterizada pelo rompimento da artéria coronária, vaso que leva sangue ao coração.


Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC ocorre devido a aterosclerose, nesse caso em artérias do encéfalo.. Neste caso, acontece a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, o qual é afetado pela falta de oxigênio conforme a região atingida.


O AVC tem algumas consequências, entre elas estão dificuldades em se movimentar, falar, a possibilidade de paralisia bilateral (de um lado do corpo) e diversos outros sintomas que afetam o paciente.

É importante destacar que o angiologista também tem um papel fundamental para identificar e tratar também as seguintes doenças:

  • trombose venosa profunda;

  • embolia pulmonar;

  • linfagite;

  • síndrome de Raynaud;

  • fístulas arteriovenosas;

  • pé de diabético;

  • neuropatia diabética.


Quais são sintomas indicam a necessidade de marcar uma consulta?

Já estamos quase concluindo nosso texto, antes disso queremos dar mais algumas dicas. Preparamos mais uma lista, dessa vez para te ajudar a  identificar quais são os sintomas que indicam que está na hora de marcar a consulta com um médico angiologista.

  • dores nas pernas, especialmente ao caminhar;

  • sensação de pernas pesadas;

  • inchaço nos membros;

  • câimbras e formigamentos;

  • dormência nas panturrilhas;

  • coceira crônica;

  • queimação nos pés e nas pernas;

  • veias mais azuis e roxas que o normal.

***

A maior importância de procurar um angiologista auxiliar a prevenção e diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático. Visitando o médico, será possível receber recomendações de cuidados diários e diminuir os riscos de complicações.  

No Centro Médico Saúde da Família você poder marcar a consulta com um angiologista de um jeito bem fácil. É só clicar aqui e pronto!

Não deixe sua saúde para depois!