Posso confiar no exame de gravidez da farmácia?

Quase toda mulher ao suspeitar que está grávida compra um exame de farmácia antes de procurar um médico e fazer um exame laboratorial. Mas será que eles são confiáveis? Os testes de farmácia medem a quantidade de HCG, o hormônio gonadotropina coriônica, que é produzido durante a gravidez e presente na urina da gestante. Para confiar nesse exame você precisa verificar o tempo de atraso da menstruação, já que alguns testes só apresentam um resultado seguro com 10 dias de atraso menstrual.

É recomendável fazer o teste no primeiro dia de atraso menstrual?

Não, existem tipos que podem ser realizados até 2 dias antes do atraso menstrual, enquanto outros pedem até 10 dias sem sinal da menstruação.

Dependendo do teste, pode ser até que ele consiga detectar o HCG na sua urina no dia em que sua menstruação deveria vir ou até antes, mas não são todos que conseguem.

Deu positivo mesmo! Posso confiar no resultado?

A maioria dos testes de farmácia afirma ter precisão de "mais de 99%", se você seguir a instruções da embalagem de forma correta e o teste der positivo provavelmente você está grávida e pode buscar um ginecologista e obstetra. Porém, mesmo os teste de farmácia afirmando quase 100% de precisão não substituem o exame laboratorial, que além de ter precisão também verificar outros fatores.

Sabia que você pode fazer laboratorial de gravidez e ter o resultado em 15 minutos?

Isso mesmo! Você vai demorar quase que o mesmo tempo do teste de farmácia e terá um resultado preciso. No Centro Médico Saúde da Família temos o Hilab, uma tecnologia que possibilita a realização de exames laboratoriais que ficam prontos bem rapidinho, sem você precisar tirar tubos de sangue, apenas com algumas gotas já é possível fazer o exame.

Muito bom, né? Quer saber mais sobre o Hilab e marcar seu exame? Clique aqui.