Quando levar o bebê ao pediatra?

Vários meses na barriga da mamãe e várias idas ao médico para realizar o pré-natal correto. Mas depois que o bebê nasce quando ele precisa ir ao pediatra?

É importante que o bebê vá ao pediatra pela primeira vez até 5 dias depois do seu nascimento e a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois. O pediatra irá avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.

O que levar na primeira consulta?

Para as mamães de primeira viagem temos algumas dicas. É importante que a mãe se lembre de levar a carteira de vacinação do bebê e os dados da maternidade. Neles constam o dia do parto, a hora, se foi normal ou cesárea, os resultados dos testes de apgar, peso, estatura, perímetro encefálico, perímetro do tórax, tipo de sangue da mãe e do bebê, o que ocorreu na maternidade, os testes que foram feitos e o peso do bebê no dia da alta.

Também é importante que o pediatra saiba se o bebê recebeu apenas o leite materno na maternidade ou se ingeriu fórmula e se tomou as vacinas BCG e a primeira dose da hepatite B.

É importante os pais anotarem todas as dúvidas entre os intervalos das consultas como dúvidas sobre a amamentação, higiene corporal, vacinas, cólicas, fezes, dentição, quantidade de roupas ou doenças, por exemplo, para estarem informados e adotarem os cuidados necessário à saúde do bebê.

Outras razões para levar o bebê ao pediatra

Além das consultas regulares ao pediatra, é importante levar o bebê ao pediatra na presença de sintomas como:

  • Febre alta, acima dos 38ºC que não baixa com remédio ou que volta a subir após algumas horas;

  • Respiração rápida, dificuldade para respirar ou chiado ao respirar;

  • Vômito após todas as refeições, recusa alimentar ou vômito que dura há mais de 2 dias;

  • Catarro amarelo ou verde;

  • Diarreias mais de três vezes por dia;

  • Cansaço, sonolência e falta de vontade de brincar;

  • Pouca urina, urina concentrada e com cheiro forte.

Você sabe até quantos anos uma criança deve ir ao pediatra? Aqui no blog também já falamos sobre isso - ATÉ QUANTOS ANOS UMA CRIANÇA DEVE IR AO PEDIATRA?

No Centro Médico Saúde da Família além do pré-natal completo durante a gestação, depois do nascimento o cuidado com o bebê pode ser acompanhado pelo pediatra. Quer marcar uma consulta? Clique aqui que é bem fácil.