Muitas doenças podem ser evitadas com prevenção, uma das formas mais eficazes é realizando periodicamente um check-up

Aqui no Blog do Saúde da Família já conversamos sobre a importância de fazer o check-up e quando ele deve ser realizado. Para relembrar clique aqui e confira! 

De uma forma resumida, o check-up médico é quando o paciente realiza de forma completa vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais.

Além de ajudar na prevenção de doenças, muitos exames podem ajudar a identificar as enfermidades ainda no começo. Quando o diagnóstico é feito no início as chances de cura são maiores, como por exemplo, no câncer de mama e de próstata. Quanto antes eles forem identificados, maiores serão as chances de cura. 

Por isso, neste texto vamos mostrar como é importante visitar regularmente um médico e realizar alguns exames que podem fazer toda a diferença na sua saúde.

Quando devo fazer check-up?

Neste tópico, vamos levar em consideração apenas adultos, pois os bebês, as crianças e os adolescentes, precisam ir regularmente ao pediatra, para que ele acompanhe todo o desenvolvimento e trate qualquer tipo de necessidade que surja. 

Caso você ainda não saiba até quanto anos as crianças precisam ir ao pediatra clique AQUI

Então, voltando a pergunta inicial: quando devo fazer um check-up? 

Na idade adulta precisamos ir ao médico e fazer um check-up pelo menos uma vez por ano a partir dos 30 anos. O check-up varia conforme a faixa etária, gênero. e histórico familiar, que dá informações importantes sobre o componente genético.

Pessoas que têm predisposição a  problemas cardíacos devem ter atenção especial a possíveis alterações no organismo, como por exemplo cansaço excessivo ou dor no peito. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.

Quais exames são pedidos em um check-up?

Os exames pedidos por um médico variam de acordo com as necessidades de cada paciente, porém existem alguns que são mais frequentes e muito importantes.

Alguns deles são:

  • Glicemia em jejum;
  • Hemograma;
  • Ureia e creatinina;
  • Ácido úrico;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicerídeos;
  • TGO/AST e TGP/ALT;
  • TSH e T4 livre;
  • Fosfatase alcalina;
  • Gama-glutamiltransferase (GGT);
  • PCR;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

Como dissemos no começo, os exames variam de acordo com as necessidades de cada paciente e seu estado geral de saúde. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados a ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. 

No caso de pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

A seguir vamos falar melhor sobre alguns exames laboratoriais que são solicitados com frequência pelos médico.

Alguns exames laboratoriais que você precisa fazer

Hemograma

Powered by Rock Convert

O hemograma, é o famoso exame de sangue, um dos exames laboratoriais mais pedidos. Isso acontece porque ele oferece informações importantes aos médicos. Essas informações unidas a outros exames podem indicar problemas de saúde, recuperação de doenças e outros pontos.

Ureia e Creatinina

São exames importantes para avaliar o funcionamento dos rins. De modo geral, quando os níveis de ureia e de creatinina estão altos, pode indicar que os rins estão filtrando menos do que deveriam.

Exames de urina

Existem alguns tipos de exames de urina, o tipo 1 é o mais conhecido e pedido pelos médicos, porque ele permite identificar a presença de uma infecção urinária ou até mesmo de algumas doenças renais. 

Com o exame de urina, é possível detectar a presença anormal de glicose, sangue, pus, proteínas ou outras substâncias que não deveriam estar na urina – indicando deficiências ou doenças dos rins e do trato urinário.

A urocultura é outro exame que pode ser solicitado, em especial nos casos de infecção urinária. Com ele é possível identificar qual bactéria está causando o problema e assim o médico conseguirá definir corretamente o tratamento.

Exames de fezes

Existem vários tipos de exames de fezes que podem ser solicitados pelos médicos. O parasitológico é o mais comum e capaz de identificar a presença de parasitas que mal a nossa saúde. De modo geral, esse exame costuma ser mais solicitado às crianças, que têm uma tendência maior a se contaminar.

Glicemia

A glicemia é um tipo de exame laboratorial importante tanto para a detecção do diabetes, como para o controle da doença. Mas, é importante que o paciente respeite as 8 horas mínimas de jejum antes de fazer a coleta de sangue.

Ainda que o exame de glicemia seja muito importante, ele não é o único usado para diagnosticar o diabetes. Os resultados também podem estar alterados dependendo da dieta do paciente no dia anterior.

Esses são apenas alguns dos exames laboratoriais pedidos com frequência pelos médicos. Por isso, é tão importante ir ao médico para que ele avalie de perto sua saúde e prescreva uma análise correta.

Onde fazer exames laboratoriais em Natal?

No Centro Médico Saúde da Família você pode realizar seu check-up nas duas unidades, a localizada no bairro de Igapó e a outra em Lagoa Nova, na esquina da Av Bernardo Vieira com Prudente de Morais. 

O laboratório responsável pelos exames é o Tércio Rosado, renomado laboratório que possui o Certificado de Acreditação da Qualidade pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Para agendar sua consulta ou exame é muito fácil, basta clicar AQUI e enviar sua mensagem por whatsapp. 

Deixar uma Mensagem de Resposta

Agendar Consulta
1
Olá! Vamos agendar a sua consulta, até mesmo para hoje?