Sofrer com dor na coluna infelizmente é muito comum. Muita gente até se acostuma com o incômodo e não chega nem a procurar um médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 80% da população tem algum problema na coluna.

É um número muito alto que precisa de nossa atenção. Se você chegou a esse texto, provavelmente você sente dores na coluna, não é mesmo?

Mas afinal, qual é o médico especialista em coluna? Nesse texto você terá resposta para essa pergunta e para algumas outras.

Vamos começar?

Qual médico cuida da coluna?

Vamos logo ao ponto, o médico que é especialista em coluna em geral é um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião; Eles estudam estuda e se dedicam especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical.

Os dois  profissionais são médicos capazes para avaliar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de dor ou desconforto relativo à coluna e sua estrutura.

O que muda entre o ortopedista e o neurologista foco de estudo acadêmico em áreas diferentes. Os ortopedistas, são especializados no sistema músculo-esquelético e os neurologistas no cérebro e sistema nervoso central.

Quando  procurar um especialista em coluna?

De modo geral, os sintomas de dor na coluna são fáceis de serem reconhecidos, afinal, como vimos no começo do texto  número de pessoas que sofre com dor nas costas é bem alto.

Porém, temos que ficar atentos, pois algumas doenças da coluna podem não ser fáceis de ser diagnosticadas. Elas costumam apresentar apresentam sintomas menos aparentes ou esperados, como dor nos braços, nas pernas e dor de cabeça.

Powered by Rock Convert

Então, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Pessoas com menos de 20 anos ou acima dos 55 anos, que não tiveram episódios anteriores de dor nas costas
  • Em casos de acidentes, quedas ou contusões
  • Dor crônica, aquela dor que não melhora com o passar dos dias;
  • Dor nas costas com dor no peito;
  • Quando a pessoa tem na família pessoas que tiveram algum tumor;
  • Que usa corticoides por longo período de tempo e sentem dor nas costas;
  • Quando a pessoa tem os movimentos reduzidos;
  • Mudança de força nas pernas ou nos braços
  • Surgimento de uma deformidade na coluna; Como por exemplo, quando a pessoa não tinha uma curvatura na coluna antes e passou a sentir dor nas costas junto com alguma alteração
  • Dor na coluna que dure mais do que 6 semanas

Atenção! Caso você apresente algum desses sintomas é muito importante procurar um ortopedista ou neurologista.

Dicas: como aliviar a dor nas costas?

Repousar:

deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias;

Compressas mornas:

colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim exatamente sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;

Massagem:

com óleo de amêndoas morno, mas sem forçar muito;

Pilates:

ajudam a fortalecer os músculos das costas e abdominais, combatendo a causa da dor.

Se quiser saber mais sobre como aliviar as dores nas costas clique aqui.

É sempre muito importante lembrar que exercícios físicos feitos com regularidade são fundamentais para a saúde e neste caso também ajudam diretamente a evitar ter dores nas costas e também a diminuir quando elas aparecem.

No Centro Médico Saúde da Família você encontra ortopedista e neurologista, além disso temos parceria com o Espaço Aplicado de Fisioterapia.  Dessa forma, nossos pacientes podem ser encaminhados para realizar Fisioterapia Ortopédica; Fisioterapia Neurológica; Fisioterapia Urológica; Hidroterapia e Pilates.

Para agendar sua consulta é muito fácil. Clique aqui e mande sua mensagem agora mesmo!

Deixar uma Mensagem de Resposta

× Agende sua Consulta!